
O prefeito de Glória do Goitá, Jaime Lima, anunciou o Bônus Municipal de Desempenho Educacional (BMDE) para os professores da rede municipal de ensino.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (03/10), durante o 6º Congresso Educacional SICAP Soluções, realizado no Centro de Convenções de Caruaru, evento que contou com a participação de 200 profissionais da educação do município.
“Hoje a Câmara Municipal aprovou o BMDE. A gente entende que a educação é o principal instrumento de transformação social, e que o profissional da educação merece reconhecimento não apenas nas ações do dia a dia, mas também no aspecto financeiro. Esse bônus é uma forma de valorizar e reconhecer o empenho e a dedicação de todos que, diariamente, se dedicam a transformar a educação da nossa cidade”, destacou o prefeito Jaime Lima.
O BMDE é resultado do Projeto de Lei nº 018/2025, encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal. O programa tem como objetivo premiar os servidores da Educação de acordo com o desempenho alcançado nas metas de aprendizagem e nos resultados obtidos pelo município no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE).
A iniciativa funcionará como uma premiação anual por resultados, considerando metas definidas e atualizadas anualmente por decreto do Poder Executivo.
De acordo com o projeto, o benefício contemplará servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação, nas escolas da rede pública municipal e em unidades vinculadas à pasta.
A avaliação de desempenho levará em conta indicadores como taxas de aprovação, abandono e reprovação, além do cumprimento do conteúdo curricular e da carga horária prevista.
O valor total a ser distribuído entre os servidores será fixado anualmente por decreto, podendo contemplar diferentes grupos, como professores alfabetizadores, docentes de turmas avaliadas pelo SAEPE e profissionais do Programa Municipal de Alfabetização na Idade Certa, Glória do Goitá Alfabetizada.



