Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 18:00 pm do dia 23 de julho de 2025 6 Comentários

Flávio Bolsonaro protocola no Senado pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou nesta quarta-feira (23) um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A solicitação tem como base as medidas cautelares impostas por Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Ao calar Jair Messias Bolsonaro por completo, proibindo-o de se manifestar direta ou indiretamente nas redes sociais, implicitamente proibindo-o de conceder entrevistas, declarações públicas e postagens em canais de terceiros — sob pena de prisão — o Ministro Alexandre de Moraes não apenas viola o direito individual do ex-presidente à livre manifestação, mas suprime o direito coletivo da população de ter acesso às suas ideias, discursos e posicionamentos. A medida adotada restringe a arena pública de debate, desequilibra o ambiente democrático e fere frontalmente o entendimento doutrinário e jurisprudencial firmado pela própria Corte a que o Ministro pertence”, afirma o senador.

Na sequência, ele afirma: “O que se verifica, em verdade, é que o Ministro relator abandona sua posição constitucional de julgador imparcial para assumir um protagonismo político absolutamente incompatível com o cargo que ocupa, antecipando juízo de culpabilidade, censurando comunicações privadas, inclusive entre pai e filho, restringindo a liberdade de expressão nas redes sociais, e tratando reuniões diplomáticas ordinárias com representantes estrangeiros como atos ilícitos ou suspeitos, o que representa uma inversão radical da lógica constitucional e do papel da jurisdição penal em um Estado Democrático de Direito”.

O parlamentar também menciona que, em ocasiões semelhantes no passado, o Supremo adotou uma postura diferente.

“Em abril de 2016, Dilma discursou na tribuna da ONU, declarando que estava sendo vítima de um golpe no Brasil. A fala gerou repercussão internacional e críticas internas, mas nenhuma medida judicial foi imposta pela Suprema Corte para censurá-la, limitá-la ou considerá-la autora de atos de atentado à soberania nacional”, afirmou.

Ele ainda aponta que “de igual modo, anos depois, o hoje Ministro do STF, Cristiano Zanin, enquanto atuava como advogado de Luiz Inácio Lula da Silva, viajou à Europa, com passagens pela Inglaterra e Itália, para se reunir com parlamentares, juristas e acadêmicos, difundindo a tese de que Lula era vítima de perseguição judicial no Brasil”.

“O objetivo da missão era claro: denunciar, no exterior, a parcialidade do Judiciário brasileiro, a condução da operação Lava Jato e a suposta violação aos direitos constitucionais do ex-presidente e nenhuma medida judicial foi imposta pela Suprema Corte para censurá-lo, limitá-lo ou considerá-lo autor de atos de atentado à soberania nacional”, complementa.

Flávio Bolsonaro afirma que “nada disso foi tratado como obstrução de Justiça, conspiração contra a soberania nacional ou tentativa de submeter o sistema judiciário brasileiro ao crivo de governos estrangeiros” e que “nenhuma medida restritiva ou censória foi imposta, nem houve qualquer interferência institucional do STF para coibir tais atos”.

O senador questiona: “o contraste é gritante: Se Lula, mesmo preso, teve assegurado o direito de expressar livremente suas opiniões — por que Jair Bolsonaro, em liberdade e sem condenação, é silenciado por decisão judicial? Por que Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado, tem suas manifestações públicas interpretadas como ameaça à soberania nacional, quando Dilma Rousseff discursou na ONU e Cristiano Zanin percorreu a Europa denunciando perseguição política, sem qualquer consequência judicial?”

Para Flávio, o Supremo Tribunal Federal adota um critério ideológico ao tratar o ex-presidente: “Essa disparidade revela um critério ideológico seletivo, pois no passado os Ministros do Supremo Tribunal Federal toleraram e até compreenderam manifestações políticas e diplomáticas da esquerda, mesmo quando estas colocavam em dúvida a legitimidade das instituições nacionais. Nas situações envolvendo Dilma e Lula, não houve imputação criminal, inquérito policial, medidas cautelares, censura, nem mesmo reprimenda pública por parte do STF. Ao contrário: tais manifestações foram tratadas como estratégias políticas legítimas e amparadas pelo exercício da liberdade de expressão.”

Procurado, o Supremo Tribunal Federal não se pronunciou.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Política

Comentários

  1. 1win_aoet diz

    23 de julho de 2025 em 19:04 pm

    как играть на бонусы казино в 1win http://1win3069.ru

    Responder
  2. 1win_eaet diz

    23 de julho de 2025 em 20:49 pm

    speed cash играть https://1win3069.ru

    Responder
  3. DavidIsomi diz

    23 de julho de 2025 em 23:11 pm

    Thanks for the article. Here’s more on the topic https://imgtube.ru/

    Responder
  4. Conniedum diz

    27 de julho de 2025 em 3:55 am

    This website positively has all of the information and facts I needed about this case and didn’t identify who to ask. https://proisotrepl.com/product/baclofen/

    Responder
  5. Conniedum diz

    27 de julho de 2025 em 15:12 pm

    I am in point of fact thrilled to coup d’oeil at this blog posts which consists of tons of of use facts, thanks object of providing such data. https://proisotrepl.com/product/colchicine/

    Responder
  6. 🔇 🔜 Instant Transaction - 2.1 Bitcoin processed. Confirm here > https://graph.org/GET-FREE-BITCOIN-07-23?hs=4dfa85b1a5905950a91ccc2fd86a79c1& 🔇 diz

    28 de julho de 2025 em 17:29 pm

    245iks

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Senador Fernando Dueire garante R$ 3 milhões para a saúde de Arcoverde
Prefeitura de Goiana garante pagamento de adicional a profissionais da atenção primária até 15 de agosto
Ministro Silvio Costa Filho lança campanha de combate ao assédio nos aeroportos do Brasil
Advogada Maria da Luz Cruz é homenageada com a Medalha Joaquim Amazonas pela OAB-PE
Mano Medeiros participa da inauguração da nova Câmara do Jaboatão dos Guararapes
Juninho Cantarelli apresenta demandas de Itacuruba no Palácio e agradece início da licitação da PE-422
Joel da Harpa participa da formatura de 2.289 novos policiais militares e celebra reforço da efetivo nos 200 anos da PMPE
Drayton Benevides emplaca nova vitória e consolida protagonismo no cenário eleitoral de Venturosa
Festival Pernambuco Meu País se une ao Festival Café Cultural e fortalece turismo, cultura e economia em Taquaritinga do Norte
Junior Matuto celebra liderança de João Campos em homenagem aos 78 anos do PSB

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar