
Nesta terça-feira, o deputado estadual Claudiano Filho conduziu uma audiência na Assembleia Legislativa de Pernambuco com mais de 500 representantes do setor da bacia leiteira do estado, visando discutir a importação de produtos lácteos em Pernambuco.
A pecuária leiteira é uma importante fonte de renda em todo o interior de Pernambuco, sustentando milhares de famílias. O estado representa 50% das importações de queijos em todo o Nordeste, com um volume que ultrapassa 230 mil litros de leite por dia, gerando renda para diversas cidades.
“Estamos aqui hoje para buscar maneiras de minimizar o impacto que a nossa cadeia produtiva do leite vem enfrentando e valorizar a nossa produção artesanal”, destacou Claudiano Filho.
A audiência contou com a participação de diversos deputados e representantes de várias cidades que compõem a bacia leiteira de Pernambuco, como Itaíba, Águas Belas, Pedra, Venturosa, Buíque, Caetés, Altinho e São Bento do Una.
Durante o evento, foram abordados temas como a falta de energia constante na zona rural, que está afetando as queijarias, e a regulamentação da produção artesanal de mussarela e outros produtos em um novo anexo às queijarias, conforme previsto na Lei 18.098, de autoria do deputado Claudiano Filho.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Carlos Santana, se comprometeu a buscar soluções para a falta de energia na zona rural, enquanto o secretário de Desenvolvimento Agrário, Cícero Almeida, anunciou a publicação e edição da portaria que regulamenta a produção artesanal.
Wilson de Paula, secretário da Fazenda, ressaltou o apoio do estado à produção artesanal, oferecendo cerca de 25 milhões de reais em renúncia fiscal para impulsionar o setor.
“Nosso foco é o produtor rural, e estamos empenhados em proporcionar oportunidades para a venda do leite e o desenvolvimento da produção local”, acrescentou Wilson.



