Uma comitiva do Crea-PE realizou, nesta quinta-feira (09), uma visita técnica às instalações do Metrô do Recife. A inspeção percorreu estações como Joana Bezerra e Coqueiral, encerrando no Centro Operacional do Metrorec, em Cavaleiro, onde foram avaliadas as estruturas, os trens e a operação do sistema.
No Centro Operacional, o grupo conheceu a oficina de trens e as atividades da Gerência de Manutenção. A equipe do Metrorec apresentou as dificuldades enfrentadas, como a falta de recursos para manutenção, que já resultou em cortes de operação aos domingos e redução da velocidade dos trens.
Segundo o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, a visita teve um olhar técnico e social. Ele afirmou que o seminário que será promovido pelo Comitê Tecnológico Permanente (CTP) buscará soluções para requalificar o sistema e devolver ao cidadão um transporte seguro e de qualidade.
A coordenadora-adjunta do CTP, engenheira Fernandha Batista, defendeu um debate propositivo. Já o engenheiro Laedson Bezerra cobrou uma proposta mais objetiva do Metrorec. Com cerca de 200 mil usuários diários, o sistema precisa de R$ 3,6 bilhões para ser reestruturado, incluindo a renovação da frota com 20 novos trens.




