Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 5 de março de 2020 2 Comentários

Coluna da Folha desta quinta-feira

Apesar de tímido, crescimento da economia consolida tendência 

O anúncio do crescimento econômico de 2019 teve diversas opiniões antagônicas sobre o resultado obtido pelo Brasil, pois tivemos um crescimento de 1,1% em relação ao ano de 2018, um resultado timidamente menor que o obtido nos dois anteriores, que foram de 1,3% em 2017 e 2018, porém é preciso considerar a conjuntura para projetar o futuro do país.

Em números absolutos o Produto Interno Bruto atingiu R$ 7,3 trilhões em 2019, que compreende todos os bens e serviços finais produzidos no país. No ano de 2019 tivemos um grande avanço com a aprovação da reforma da Previdência que criou os pilares macroeconômicos que possibilitarão um crescimento mais arrojado no médio prazo, mas isso mostra também que ter resolvido a Previdência não é suficiente, é preciso incentivar o setor produtivo e a iniciativa privada que são as molas propulsoras de um desenvolvimento.

Para tal, o governo precisa criar mecanismos que possibilitem um ambiente mais competitivo. E temos no radar duas importantes reformas que trarão as condições de um crescimento mais robusto em 2020, com algo em torno de 2,2%, que são as reformas tributária e administrativa, a primeira terá papel determinante para o setor produtivo, já a segunda dará ao governo uma maior eficiência nos gastos com pessoal, cuja receita corrente líquida é sempre comprometida pelos gastos excessivos.

Mesmo com um crescimento tímido pelo terceiro ano seguido, estamos quebrando uma tendência de queda que declinou nossa economia em 2015 e 2016, em 3,5% e 3,3%, respectivamente, durante a hecatombe que foi o segundo governo Dilma Rousseff para o Brasil.

EFEITO TIRIRICA – É constitucional a regra que exige, para o candidato ser eleito ao legislativo, ter no mínimo 10% do quociente eleitoral em votos. Para o STF, a regra corrige distorções na eleição proporcional, reforça a manifestação da vontade pessoal do eleitor e coíbe o puxador de votos. A ação foi proposta pelo partido Patriotas, que era contra a regra. A decisão foi por unanimidade, nesta quarta. A regra acaba com o chamado “Efeito Tirica”, eleger parlamentares com votações pífias, graças a um puxador de votos.
Barrados – Nas eleições de 2018, em São Paulo, a regra já barrou 4 deputados federais do PSL, que não alcançaram o mínimo, apesar da votação recorde de Eduardo Bolsonaro. Em 1990, ficou famosa a chapinha de Arraes, que elegeu o último federal com 3.256 votos. Em 2020, os candidatos terão que “suar” para alcançar o mínimo, independente da força da chapa. Em 2016, o quociente foi de 21 mil votos para vereador no Recife, mantido o número cada eleito em 2020 deverá ter, no mínimo, 2.100 votos.
RÁPIDAS
Mãos Limpas – Chama a atenção na região do Agreste e do Sertão um movimento intitulado de “Mãos Limpas”. Em Arcoverde surge o delegado Israel Rubis, em Santa Cruz o empresário Allan Carneiro, e em Caruaru o deputado Erick Lessa, que teve expressivos resultados em 2016 e 2018.
Davi Muniz – Um dos vereadores mais votados de 2016, Davi oficializa a filiação ao PSB nesta quinta para disputar a reeleição. Ele mostrou força em 2018 quando teve boa votação para federal.
Inocente quer saber – Marília Arraes será novamente rifada pelo PT?
Compartilhar
WhatsApp
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: Aglaílson Junior, coluna edmar lyra, davi muniz, Eleições 2020, Erick lessa, Folha de Pernambuco, henrique queiroz, jair Bolsonaro, marília arraes, política

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Comentários

  1. William Pontes diz

    5 de março de 2020 em 7:59 am

    Cada dia f8ca estupefato com as colocações do blogueiro. Crescimento tímido , mostra tendência, sim de estagnação. Não brigue com os números no seu afã de aliado de um desgoverno. Lembrando : o crescimento de 2019 foi inferior a 2018 e 2017, que o último trimestre a tendência foi de arrefecimento da atividade, e este ano será menor do 2019. Não só pela incompetência de formulação de uma política econômica por parte de Paulo Guedes, como a redução da atividade econômica mundial em função do coronavirus. Esse é o quadro. Essa é a verdade factual que por motivos difusos o blogueiro não deseja enxergar, ou por compromissos não.pode colocar.

    Responder
  2. PAULO HENRIQUE LEITE VALENCA diz

    5 de março de 2020 em 9:25 am

    Se você corrigir esse PIB com a variação do dólar verá que a criso é muito maior. Outra coisa seja menos tendencioso.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2023 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade