Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 17:00 pm do dia 21 de dezembro de 2024 1 comentário

Águas de Pernambuco: governadora Raquel Lyra inaugura Adutora do Alto Capibaribe e autoriza Compesa iniciar obras da nova etapa da Adutora do Agreste

Foto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra inaugurou, na última sexta-feira (20), no município de Santa Cruz do Capibaribe, a Adutora do Alto Capibaribe, empreendimento com 70 quilômetros de extensão que vai beneficiar várias cidades do Agreste. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora ainda assinou ordem de serviço para o início, já em janeiro de 2025, de mais uma etapa da Adutora do Agreste, o maior sistema integrado de abastecimento de água do Brasil, que será conectada à Adutora do Alto Capibaribe e beneficiará mais seis cidades da região. As obras serão tocadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“A água para gente é prioridade. Sou do Agreste pernambucano e sei o quanto o nosso povo sofre pela ausência da água na torneira e agora entregamos a possibilidade de Santa Cruz de Capibaribe reduzir pela metade o seu rodízio. Temos um polo de confecções que gera emprego, renda, movimenta a nossa economia e, agora, pela primeira vez, vai ter uma água mais perene”, afirmou a governadora Raquel Lyra, na ocasião.

O presidente da Compesa, Alex Campos, destacou a relevância do empreendimento para a população de Santa Cruz do Capibaribe e região. “Este é um dia de festa, pois temos que celebrar a chegada de água a uma cidade, a construção de uma adutora que era um sonho e hoje traz esperança a essa população. Infelizmente nós recebemos uma Compesa sucateada, muitas cidades sofriam com a ausência de bombas, motores, coisas básicas que a governadora nos autorizou a adquirir. E é com muita alegria que estamos conseguindo retomar a capacidade de entrega da companhia em vários municípios”, observou o gestor.

Com investimento de R$ 92 milhões, conveniado entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco, a Adutora do Alto Capibaribe parte do Rio Paraíba, que foi perenizado pela transposição do São Francisco, em Barra de São Miguel (PB). Neste primeiro momento, a obra vai beneficiar o município de Santa Cruz do Capibaribe com a chegada das águas do Rio São Francisco à Estação de Tratamento de Água (ETA) Poço Fundo 1, mas já estão sendo executadas obras para melhoria do abastecimento na cidade de Jataúba também pela Adutora do Alto do Capibaribe.

O secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, ressaltou os investimentos que têm sido aplicados para levar mais água a diferentes regiões de Pernambuco. “Os dois milhões de habitantes do Agreste pernambucano merecem muito esses resultados que começam a ser entregues. A gestão estadual tem um olhar largo para todas as regiões do nosso Estado. O programa Águas de Pernambuco, que nós lançamos, vai levar a distribuição desses nossos recursos para concretizar o abastecimento no Estado, porque à medida que a gente tem mais água, será possível distribuir para uma boa parte de todas as regiões”, comemorou.

Com o reforço já garantido com a chegada das águas do Rio São Francisco à ETA Poço Fundo 1, os moradores de Santa Cruz do Capibaribe, que seguiam um rigoroso calendário de abastecimento, passam a contar com mais dias de água nas torneiras.

Presente no evento, o deputado federal Mendonça Filho destacou que a adutora é uma conquista para a população do município. “Aqui existe o maior déficit hídrico do Brasil, porque há uma população enorme e pouca oferta d’água. E isso dificulta atender o básico e suprir as necessidades essenciais do pai e mãe de família. O povo de Santa Cruz é resiliente, essencialmente forte, determinado, obstinado e trabalhador, e agora, soma essa conquista ”, pontuou. Por sua vez, o estadual Joãozinho Tenório comentou sobre o trabalho da atual gestão. “São muitas ações como essa que deixam a nós, pernambucanos, cada vez mais felizes. Água é vida, dignidade para todas as pessoas. Estamos juntos, governadora, e iremos trabalhar cada vez mais”, disse.

“Estamos vendo tantas obras sendo executadas no Agreste e por Pernambuco todo. Obras que eram sonhos que estão sendo realizados. A BR-104, o Binário da Moda, a Central de Feiras e Mercados, e agora a grande redenção de toda uma região que clamava por água. Estamos levando mais desenvolvimento para nossa região”, destacou o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão.

Um dos beneficiados com a obra, morador de Santa Cruz do Capibaribe, Giordano Pietro, agradeceu pela iniciativa ter, finalmente, saído do papel. “A água é um recurso muito importante para todo mundo, mas em especial aqui no Agreste, pelo fato de não chover. Com a chegada dessa adutora conseguiremos melhorar a economia da cidade. Esse momento que estamos vivendo hoje parecia um sonho e hoje só temos a agradecer”, afirmou.

*ORDEM DE SERVIÇO* – O novo trecho da Adutora do Agreste, o lote 4 B, receberá investimentos de R$ 30 milhões, autorizados por ordem de serviço assinada pela governadora Raquel Lyra durante o evento. A intervenção irá complementar os sistemas adutores da região através de uma conexão com a Adutora do Alto Capibaribe. Dessa forma, mais seis cidades da região, que atualmente dependem exclusivamente do Sistema Jucazinho, serão contempladas: Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá e ainda Brejo da Madre de Deus, distrito de São Domingos, de forma indireta. Os municípios receberão 371 litros de água por segundo para reforço do abastecimento de 230 mil pessoas.

A Compesa executará esta nova etapa por meio do programa Águas de Pernambuco. A previsão é que a obra seja entregue em outubro de 2025. O projeto será executado a partir de janeiro e prevê a implantação da adutora desde a Estação de Tratamento de Água do Salgado, em Caruaru, até a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, passando também por Toritama. Os principais serviços a ser realizados serão a implantação de cinco quilômetros de adutora em ferro fundido, com diâmetros 300mm a 1.200mm, execução de estruturas auxiliares de controle e travessias.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Comentários

  1. javmax.cc diz

    26 de dezembro de 2024 em 8:40 am

    At this time I am going to do myy breakfast, once having myy
    breakfast cojing agaun too rsad ore news.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Simão Durando entrega creche de alto padrão no Terra do Sul e atinge marca de 176 unidades infantis em Petrolina
II Regata Velho Chico consagra Petrolina como capital nordestina dos esportes aquáticos e celebra a força cultural do São Francisco
OAB-PE propõe criação de Vara especializada em Direito Animal ao TJPE
Prefeitura do Jaboatão realiza capacitação para auxiliares de serviços gerais da rede municipal de saúde
Mutirão da Prefeitura de Petrolina na área irrigada amplia acesso e soma 10 mil atendimentos
Arcoverde conquista Selo de Transparência do MPPE pelos festejos juninos de 2025
Elepe e Esmape alinham parceria para formação de agentes públicos
Com Lula e Silvio Costa Filho, Embraer tem o maior crescimento da história
Lula Cabral anuncia instalação de base da ROMU na Cohab para reforçar segurança no Cabo de Santo Agostinho
Marcílio Régio recebe deputado Mendonça Filho e garante recursos para a saúde de Goiana

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar