Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 1 de maio de 2018 Deixe um comentário

Coluna do blog desta terça-feira

Oposição bate cabeça porque não construiu projeto para o estado 

No dia 28 de agosto de 2017 em Caruaru, os então ministros Bruno Araújo, Mendonça Filho, Fernando Filho e Raul Jungmann, apareceram juntos com os senadores Fernando Bezerra Coelho e Armando Monteiro, os ex-governadores João Lyra Neto e Joaquim Francisco e uma série de prefeitos, dentre eles a anfitriã do evento Raquel Lyra num evento do Minha Casa Minha Vida.

Foi a primeira aparição pública que delimitaria os campos políticos no estado com vistas as eleições, a partir dali havia a expectativa de que a oposição pudesse se organizar e ampliar suas ações a ponto de antagonizar a disputa com Paulo Câmara. Dias depois o senador Fernando Bezerra Coelho, responsável pelo discurso mais contundente daquele evento contra Paulo Câmara, filiaria-se ao PMDB com o objetivo de conquistar o comando do partido e que teria um prejuízo para a Frente Popular e um lucro para a oposição devido o tempo de televisão do partido.

Em novembro a oposição decidiu realizar um evento no Recife, na Arcádia Paço Alfândega, histórico local de eventos do PSB. Aquele ato ganhou um tom mais político e deu o pontapé numa série de quatro encontros, cuja expectativa era crescer a cada edição. O fato é que o de Petrolina, passando pelo de Caruaru e culminando no de Ipojuca não trouxe nenhum fato novo, senão uma série de eventos cansativos, com discursos críticos ao governo e mais do que isso, sem apresentar qualquer proposta para mudar o panorama que eles estavam criticando.

Esses eventos foram insuficientes para atrair um único partido ou parlamentar que estivessem na base governista de Paulo Câmara. Eles também significaram a evidência clara de que a oposição não se preparou para o embate com um projeto que tivesse começo, meio e fim. Outro fator que prejudica a construção de um palanque vitorioso é a associação direta ao governo Temer, que em Pernambuco se tornou praticamente uma unanimidade negativa.

Sem um projeto que tenha consistência e conteúdo, a oposição segue patinando, tendo apenas Armando Monteiro disposto a disputar novamente o governo, e Mendonça Filho que avalia disputar o Senado, as outras duas vagas seguem em aberto e com os deputados federais e estaduais temerosos a entrar numa aventura majoritária que possa significar a perda de um mandato encaminhado. É evidente que ainda há tempo para a oposição se reinventar e apresentar um projeto viável, mas a cada mês que se encerra o tempo corre contra a oposição e a favor de Paulo Câmara.

Agreste – Em visita ao Agreste Central de Pernambuco, nesta terça-feira (1º), o governador Paulo Câmara irá inaugurar obras de calçamento e saneamento do bairro do Campo, localizado no município de São Caetano, que beneficiará cerca de ​duas​ mil famílias da localidade. Ainda na cidade, ​o governador ​fará uma visita à Fundação Música e Vida, instituição que promove educação e profissionalização musical de crianças e jovens de baixa renda da rede pública de ensino. Em seguida, ​Paulo Câmara segue para o município de Panelas, onde prestigiará a 4​5​ª edição da tradicional Corrida de Jericos. Todos os anos, o evento reúne milhares de pessoas vindas de diferentes cidades do Nordeste.

Milton Coelho – Braço-direito do ex-governador Eduardo Campos na articulação política, o ex-secretário de Administração Milton Coelho vem pavimentando muito bem a sua candidatura a deputado federal pelo PSB. Milton já foi vice-prefeito do Recife e é considerado um dos maiores pensadores políticos do PSB de Pernambuco. Caso chegue ao mandato será um deputado do nível de Tadeu Alencar, que é um dos melhores da atual legislatura.

Reeleição – Depois de uma passagem completamente exitosa pela secretaria de Saneamento, o deputado estadual Alberto Feitosa é o principal nome do Solidariedade para a Casa Joaquim Nabuco. Feitosa, que já foi secretário de Turismo de Pernambuco, tentará o quarto mandato de deputado estadual com chances de novamente figurar entre os mais votados da eleição.

Federal – Depois de dez mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Henrique Queiroz decidiu que será candidato a deputado federal, ele se junta a Silvio Costa Filho e Ossesio Silva que também tentarão mandato na Câmara dos Deputados. Henrique Queiroz Filho será candidato a deputado estadual em seu lugar.

RÁPIDAS

Desenvoltura –  Herdeira política do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, a pré-candidata a deputada estadual Fabiola Cabral está surpreendendo o meio político com a sua desenvoltura. Preparada, determinada e atenciosa, Fabiola poderá sair majoritária do Cabo por representar uma gestão bem-avaliada e chegar ao primeiro mandato na Alepe.

Homenagem – Nesta quinta-feira, dia 3, às 10h30, estará acontecendo no auditório Sérgio Guerra (Alepe), por solicitação do deputado estadual, Aluisio Lessa (PSB), um Grande Expediente Oficial em homenagem aos 130 anos do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

Inocente quer saber – Se a oposição fizer apenas oito deputados estaduais, quem serão os que ficarão sem mandato em outubro?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: alberto feitosa, Aluisio Lessa, armando monteiro, blog, Bruno Araújo, coluna edmar lyra, eleições 2018, Fabiola Cabral, fernando bezerra coelho, fernando filho, henrique queiroz, lula cabral, mendonça filho, Milton Coelho, paulo câmara

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Pernambuco lança Plano de Adaptação e Resiliência Climática durante conferência internacional no Recife
“Defendo que estejamos com quem nos apresentar a ‘melhor esperança’, as melhores condições de fazer sempre melhor pelo povo de Pernambuco”, diz Fernando Dueire
Prefeitura do Cabo reforça ações preventivas para reduzir impactos das fortes chuvas
Prefeitura do Recife amplia rede de segurança alimentar com nova sede do Banco de Alimentos e execução do Programa de Aquisição de Alimentos
Dia das Mães é celebrado com música e poesia em Arcoverde
Simão Durando entrega 21ª escola de tempo integral e reforça compromisso com a educação em Petrolina
Com investimento de cerca de R$ 7 milhões, Governo do Estado apresenta projeto de restauro do Ginásio Pernambucano
Mirella vistoria ações da Defesa Civil durante fortes chuvas
Projeto de Chaparral propunha reordenamento da fiação urbana e poderia ter evitado tragédia no Recife
Prefeitura do Brejo da Madre de Deus promove a Semana do Empreendedor

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar