Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 16 de abril de 2018

Coluna do blog desta segunda-feira

DIDA SAMPAIO/AE

O maior fiador de Paulo Câmara 

Nas eleições de 2014 o ex-governador Eduardo Campos alinhavou a maior aliança da história de Pernambuco em prol de Paulo Câmara com 21 partidos na Frente Popular. Ali, Eduardo foi o principal fiador do projeto, e mesmo após a sua morte, foi determinante para que Paulo Câmara virasse o jogo e vencesse a eleição.

Uma vez no governo, Paulo Câmara considerou como seu principal fiador o ex-governador Jarbas Vasconcelos, tanto que distribuiu entre o seu grupo as secretarias de Imprensa, Habitação e Desenvolvimento Econômico e a presidência de Suape, bem como outros órgãos de menor importância mas com força política dentro do governo. Além da reverência a Jarbas Vasconcelos, o governador considerou o peso do MDB, que até 2017 era fundamental na aliança e tinha cadeira cativa na chapa majoritária. Com a guerra de liminares envolvendo o partido, e o risco real de ele ir para as mãos do senador Fernando Bezerra Coelho e consequentemente para a oposição, Jarbas perdeu o posto de maior fiador político e eleitoral do governador Paulo Câmara.

Esse papel agora é ocupado por outro Eduardo, que assim como seu xará, tem uma leitura política do jogo como poucos. O deputado federal Eduardo da Fonte comanda o PP, que é o maior partido garantido da Frente Popular em termos de tempo de televisão, e findou o prazo de filiação com quatro candidatos a deputado federal, todos com chances de vitória, e 14 deputados estaduais, consolidando assim a maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

As condições criadas por Eduardo da Fonte e as circunstâncias políticas fizeram dele o principal aliado do governador Paulo Câmara, dando-lhe o direito de exigir uma vaga na chapa majoritária da Frente Popular. O Palácio, que já havia aumentado o espaço de Eduardo no governo, deverá ampliar significativamente esse espaço, com a entrega da secretaria de Desenvolvimento Econômico, que antes era ocupada pelo grupo de Jarbas.

A verdade é que se antes Jarbas Vasconcelos era presença garantida na majoritária do governador devido a sua relevância política e eleitoral, agora quem terá essa cadeira cativa é o próprio Eduardo da Fonte, que só não irá para a majoritária se não quiser, pois tem votos, poder político, e principalmente um partido relevante, exatamente o que Paulo Câmara precisa para garantir a sua reeleição.

PROS – No apagar das luzes, depois de flertar com o Solidariedade, o ex-deputado federal Maurício Rands oficializou sua entrada no PROS. A informação foi confirmada pelo presidente estadual da sigla, deputado federal João Fernando Coutinho. Rands passa a ser uma alternativa para a composição de uma das sete vagas restantes da majoritária do governador Paulo Câmara.

Sebastião Oliveira – O nome do deputado federal Sebastião Oliveira vem ganhando força nos bastidores da Frente Popular para ser candidato a vice-governador. Por ser comandante do PR, um partido relevante em termos de tempo de televisão, o ex-secretário dos Transportes tem seu nome lembrado para o posto.

Augusto Coutinho – No exercício do segundo mandato na Câmara Federal, o deputado Augusto Coutinho é visto pelos colegas parlamentares como alguém que ultrapassará com folga a casa dos 100 mil votos. 2018 será a melhor eleição que Coutinho disputará pois ampliou significativamente suas bases.

Clóvis Paiva – O ex-prefeito de Ribeirão, Clóvis Paiva, deverá ser uma das novidades na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele vem construindo uma ampla base de apoios e já há quem diga que ele poderá atingir a marca de 40 mil votos. Ele será candidato pelo PP, que pretende eleger quatorze deputados estaduais.

RÁPIDAS

Solidariedade – Pré-candidato ao Senado pela Rede Sustentabilidade, o empreendedor social Antonio Souza foi pessoalmente ao município de Bodocó, ontem, prestar solidariedade às vítimas da chuva. Antonio doou aos bodocoenses 100 colchões, material de limpeza e higiene pessoal.

Patriota – O pré-candidato a deputado federal André Siqueira, que estava filiado ao PSC, oficializou sua entrada no Patriota para disputar a eleição na chapa liderada pelo Pastor Eurico, que poderá eleger dois deputados federais. André, que já foi candidato a vice-prefeito de Olinda, espera sair com boa votação do município e emplacar o mandato na Câmara Federal.

Inocente quer saber – André Ferreira e Eduardo da Fonte serão os dois senadores de Paulo Câmara?

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: andré ferreira, Antônio Souza, blog, Clovis Paiva, coluna edmar lyra, eduardo campos, eduardo da fonte, eleições 2018, fernando bezerra coelho, jarbas vasconcelos, maurício rands, paulo câmara, pernambuco, política, sebastião oliveira

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login