
Alerta vermelho após o caso do Rio
No início do ano, o presidente Lula patinava nas pesquisas com uma desaprovação maior do que a aprovação. O episódio das sanções deram uma sobrevida ao governo, que inteligentemente soube explorar a seu favor a pauta da soberania. Porém, a bem da verdade é que o país permanece dividido e há um contingente de eleitores que dificilmente fará a migração para Lula porque tem uma visão da pauta de costumes que inibe uma mudança de posicionamento político.
Nas três ocasiões que venceu a presidência, Lula nunca venceu no primeiro turno, acabou vencendo a eleição passada porque contou com ajudas que num processo eleitoral justo não teriam ocorrido, como o “missão dada é missão cumprida”, de quem estava conduzindo as eleições.
Quando tudo caminhava para um ambiente perfeito que era a inelegibilidade de Jair Bolsonaro associada a uma não candidatura de Tarcísio de Freitas e uma fragmentação da direita, eis que surge o episódio do Rio de Janeiro com a morte de 117 bandidos e 4 policiais. A operação conduzida pelo governador Cláudio Castro, até então mal-avaliado, acabou sendo um sucesso absoluto e reacendeu a discussão sobre a pauta de costumes.
Castro, que era vice-governador de Wilson Witzel e acabou venceu a disputa em 2022 após assumir o governo, passou a ter um protagonismo nunca visto nos últimos dias, com uma ampla aprovação da população à operação.
O Instagram do governador Cláudio Castro saltou de 462 mil seguidores para 1,5 milhão, com o governador engajando substancialmente nas redes sociais. Além de um reflexo local no Rio de Janeiro onde pode ter mudado o panorama de favoritismo absoluto de Eduardo Paes na disputa pelo governo fluminense, indiscutivelmente trouxe preocupação para o governo Lula, que gastou a gordura de retomada de popularidade obtida após o tarifaço.
Um dos maiores problemas do Brasil hoje é o crime organizado e a violência. Cerca de 30% da população, ou seja, 60 milhões de brasileiros, vivem sob as rédeas do crime organizado, e isso é algo que causa insatisfação naqueles que vivenciam isso de perto e também na população como um todo que acaba sofrendo indiretamente os reflexos da violência e da criminalidade.
Além da possibilidade de Cláudio Castro ter se tornado um presidenciável, ajudando a unificar a direita em torno dele, poderá fazer com que os governadores de grandes colégios eleitorais como os de Minas Gerais, Goiás e Paraná, e igualmente presidenciáveis, convirjam numa chapa composta pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tendo o governador do Rio, agora fortalecido, como vice.
Evidentemente que é preciso esperar as ações dos atores políticos com vistas a 2026, mas é óbvio que acendeu o alerta vermelho no Palácio do Planalto, que terá que encontrar uma nova pauta para poder estancar o estrago feito pelo episódio no Rio de Janeiro na imagem de Lula e da esquerda, que vez por outra fazem falas defendendo traficantes e criminosos, e isso ajuda a reacender a pauta de costumes que estava um pouco adormecida.
Votações – O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizará, nesta segunda-feira (3), às 16h, na Sala de Sessões do Palácio da Justiça, a eleição para definir os novos integrantes da Mesa Diretora do Poder Judiciário Estadual para o biênio 2026/2028. Na ocasião, serão escolhidos o presidente, o 1º e o 2º vice-presidentes e o corregedor-geral de Justiça. A sessão também formará a lista tríplice da OAB-PE para o preenchimento de uma vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. Cada um dos 57 desembargadores votará em três nomes, que comporão a lista tríplice a ser encaminhada à governadora Raquel Lyra, responsável pela nomeação.
Transnordestina – O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, participou nesta sexta-feira (31) de uma reunião virtual com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e a governadora Raquel Lyra para discutir a retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco, no trecho que liga o município ao Porto de Suape. Representando os prefeitos das cidades beneficiadas, Fabinho comemorou a publicação do edital que reintegra o ramal ao projeto da ferrovia e destacou o impacto da obra para o desenvolvimento regional, além do avanço dos estudos para a instalação de um porto seco em Salgueiro. O primeiro lote da nova etapa, entre Salgueiro e Custódia, terá 73 quilômetros de trilhos e investimento de R$ 415 milhões, com início previsto para 2026.
Eduardo Bolsonaro – A Defensoria Pública da União apresentou ao STF resposta preliminar em defesa do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pedindo a rejeição da denúncia por coação no curso do processo e apontando vícios processuais. A DPU argumenta que as declarações do parlamentar não configuram violência ou grave ameaça e que o processo é nulo por falhas na citação e por possível impedimento do relator, ministro Alexandre de Moraes.
Premiação – O presidente da Câmara de Camaragibe, vereador Paulo André, recebeu o Troféu Eficiência e Transparência na Gestão Pública da União dos Vereadores do Brasil (UVB), em reconhecimento à atuação da Casa Legislativa, que conquistou o Selo de Qualidade Ouro por destaque em responsabilidade fiscal, eficiência administrativa e transparência, conforme avaliação do TCE-PE e da Atriton.
Inocente quer saber – Lula conseguirá virar o jogo da percepção do eleitor em relação ao crime organizado?


