
A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal do Recife e o Instituto Banco Vermelho realizam, no dia 14 de outubro de 2025, uma ação simbólica de grande impacto: a instalação do Banco Vermelho Gigante na sede do Legislativo. O ato está marcado para as 14h e representa um compromisso institucional com a defesa da vida das mulheres e o enfrentamento ao feminicídio. Todas as vereadoras da Casa participam da iniciativa.
O Banco Vermelho é um símbolo internacional da luta pelo feminicídio zero e chega em tamanho gigante à Câmara para reforçar a dimensão do problema e a urgência da mobilização.
Segundo as parlamentares envolvidas, a escolha por um banco em formato ampliado tem um significado direto: “o banco é gigante porque a luta também é”. O ato busca chamar a atenção da sociedade e do poder público para um cenário ainda alarmante, em que milhares de brasileiras são vítimas de feminicídio todos os anos.
O evento acontece em sintonia com o fortalecimento da pauta de gênero no Legislativo. A Procuradoria especial da Mulher da casa Legislativa é composta pela vereadora Natália de Menudo que responde como Procuradora, e a vereadora Professora Ana Lúcia segue como Procuradora Adjunta no biênio 2025/2026, conforme a Resolução nº 2749/2021
A presença do Banco Vermelho Gigante no Legislativo recifense pretende se consolidar como um marco permanente de conscientização e memória. A ação funciona como um chamado direto à responsabilidade do Estado e da sociedade no enfrentamento à violência que atinge mulheres de todas as idades, territórios e contextos.
Com a união de todas as vereadoras, o protagonismo da Procuradoria da Mulher e a parceria do Instituto Banco Vermelho, o ato simboliza não apenas um gesto político, mas uma afirmação coletiva de compromisso com justiça, equidade e dignidade.


