Durante o Primeiro Expediente, o vereador Silvio Nascimento (PL) trouxe ao plenário denúncias feitas por vigilantes da empresa B1, que relataram atrasos salariais, falta de pagamento de vales-alimentação e férias não concedidas. Já o vereador Gil Bobinho (PSB) destacou a ação “Crediamigo São João”, do Banco do Nordeste, e apresentou requerimentos cobrando ações da Prefeitura no bairro Santa Rosa, além de relatar a ausência de ambulâncias nas UPAs.
O vereador Jorge Quintino (PODE) falou sobre sua participação no evento “Agreste e BRICS — conexões para o futuro”, promovido pela UFPE, e aproveitou para convidar a população para uma ouvida popular sobre o Marco Legal das Startups, marcada para esta quarta-feira (16) no Salão Nobre da Câmara.
Também em destaque, o vereador Delegado Lessa (Republicanos) criticou a situação atual da Feira de Caruaru, afirmando que o espaço “está definhando”, e reforçou a importância econômica do Polo de Confecções do Agreste, que envolve 22 municípios. Já Thiago Macaco (PODE) cobrou mais fiscalização na Via Parque, após registros de acidentes envolvendo ciclistas e pedestres.
Foram aprovados, em primeira discussão, cinco projetos de autoria do Poder Executivo. Entre eles, estão a regulamentação dos motociclistas de aplicativo, a atualização da legislação para taxistas, a criação do Programa de Regularização Fiscal — Prefis Educação, a reestruturação do cargo de auditor fiscal e a criação da Política Municipal de Turismo.
Logo após o encerramento da sessão ordinária, a Casa realizou uma reunião extraordinária para votação em segundo turno dessas mesmas propostas, que foram aprovadas por unanimidade.




