Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 13:30 pm do dia 22 de agosto de 2024 Deixe um comentário

Ministros tomam posse no comando do STJ nesta quinta em evento com autoridades dos três poderes

Ministro Herman Benjamin será o novo presidente da Corte, e ministro Luis Felipe Salomão será o novo vice. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades são esperados para o evento.

Foto: Rafael Luz/STJ

Os ministros Herman Benjamin e Luís Felipe Salomão vão tomar posse nesta quinta-feira (22) na presidência e vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça. A cerimônia deve ter a presença do presidente Lula, de ministros do Supremo Tribunal Federal e parlamentares.

O mandato de Benjamin e Salomão à frente do tribunal vai até 2026. Os dois foram eleitos para os cargos em abril, pelo plenário do tribunal. Vão suceder à ministra Maria Thereza de Assis Moura e ao ministro Og Fernandes, atuais presidente e vice, respectivamente.

A cerimônia deve ter a presença de autoridades dos três poderes – entre elas, o presidente Lula. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, também deve participar, assim como parlamentares e outras autoridades.

O Superior Tribunal de Justiça é composto de 33 ministros e tem, entre outras competências, a tarefa de analisar processos que discutem a aplicação e interpretação de leis. O STJ também julga autoridades com foro privilegiado, como governadores de estado.

Como será a cerimônia

A cerimônia ocorre no plenário do tribunal e é aberta pela atual presidente, Maria Thereza de Assis Moura. Na sequência, começa com a execução do Hino Nacional.

O novo presidente é chamado para prestar o juramento de posse. Assinado o termo, Herman Benjamin assume o cargo e passa a conduzir a cerimônia.

O ministro então chama o novo vice-presidente, Luís Felipe Salomão, para prestar o juramento. Ao assinar o termo, Salomão será declarado empossado.

Há previsão de discursos de saudação aos novos presidente e vice pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, pelo procurador-geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco e por representante da Ordem dos Advogados do Brasil. O novo presidente também pode discursar.

Após a cerimônia, o novo comando do tribunal recebe os cumprimentos dos presentes.

Novo presidente

Natural de Catolé do Rocha (PB), Herman Benjamin formou-se em direito em 1980, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A formação acadêmica conta ainda com mestrado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos; e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É conferencista e autor de livros, ensaios e artigos jurídicos.

É professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desde 1995. Também já lecionou, como professor visitante, na Faculdade de Direito de Illinois e na Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, na Bélgica.

Começou a carreira jurídica no Ministério Público de São Paulo, onde atuou entre 1982 e 2006.

Foi indicado ao STJ ainda em 2006. É jurista de atuação destacada nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor.

Novo vice-presidente

O ministro Luís Felipe Salomão é natural de Salvador (BA) e se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Também na área acadêmica, tem dois títulos honoris causa – de doutor pela Universidade Cândido Mendes e de professor pela Escola Superior de Advocacia do Rio de Janeiro. É ainda professor emérito da Escola da Magistratura do estado. É autor de livros e artigos sobre temas como acesso à Justiça, juizados especiais e arbitragem.

Na carreira jurídica, Salomão foi promotor do Ministério Público de São Paulo, atuou como juiz e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Tomou posse no Superior Tribunal de Justiça em 2008. No tribunal, se destacou em casos de direito privado.

O ministro também já atuou no Tribunal Superior Eleitoral. Lá, foi o ministro encarregado de analisar a propaganda eleitoral no pleito de 2018; em 2020, foi corregedor-geral eleitoral. Nos últimos dois anos, foi corregedor-nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça.

Fonte: Portal G1

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Com quase R$ 800 milhões girando na economia e um público de mais de 4 milhões de pessoas, São João de Caruaru 2025 foi o maior da história
Coluna desta sexta-feira
Eduardo da Fonte destina mais de R$ 3 milhões para o Hospital das Clínicas da UFPE
Prefeito Ramos participa da entrega de novo maquinário para reforçar ações na área da Educação em Paulista
Igarassu comemora 1ª posição no Litoral Norte e 8ª estadual de segurança pública no ranking do TCE
Nome do neto de Lula, falecido aos 7 anos, pode ser dado a novo conjunto habitacional do Recife
PRAÇA DA MANIÇOBA: Capoeiras celebra ação da Deputada Débora Almeida e do Governo municipal em levar novo espaço de convivência para população
Coluna desta quarta-feira
Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para construção de prédio que irá ampliar leitos no Procape-UPE
Governo defende justiça tributária e não alta de imposto, diz ministro

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar