Coluna da Folha desta quinta-feira

Sucessores visam imprimir marca própria em suas cidades 

No prazo de desincompatibilização para quem pretendia disputar as eleições deste ano, Miguel Coelho (Petrolina), Raquel Lyra (Caruaru) e Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), renunciaram aos seus respectivos municípios e lançaram-se na disputa pelo governo de Pernambuco. A renúncia dos três possibilitou a ascensão de seus respectivos vices, Simão Durando, Rodrigo Pinheiro e Mano Medeiros.

Até 2024, quando novamente haverá eleições municipais, os novos prefeitos ficarão no cargo por dois anos e oito meses, e dependem exclusivamente de si para lograrem êxito na tentativa pela reeleição. Prefeito de Petrolina, Simão Durando tem mantido o ritmo de obras e de entregas de seu antecessor. Virtual candidato à reeleição, Durando herdou uma gestão bem-avaliada por quase 90% dos petrolinenses e se continuar da forma como tem trabalhado, terá as condições políticas e eleitorais para permanecer no cargo por mais quatro anos.

Já Mano Medeiros, prefeito de Jaboatão, tem intensificado o corpo a corpo com a população, fazendo-se presente nas ruas da cidade com obras e ações que lhe aproximam do eleitorado. Ele, que nunca havia disputado eleições, terá a missão de consolidar sua imagem perante o eleitorado e dar prosseguimento ao projeto exitoso de seu antecessor Anderson Ferreira.

Prefeito da maior cidade do interior de Pernambuco, Rodrigo Pinheiro herdou de Raquel Lyra o comando de Caruaru. Aliado da governadora eleita, Rodrigo não só poderá imprimir uma marca nos próximos meses como poderá ter o apoio da governadora na busca pelo segundo mandato.

Vale ressaltar que no último domingo, a governadora obteve mais de 83% dos votos válidos de Caruaru, o que mostra um reconhecimento do eleitorado da cidade a sua gestão e ao fato de ter pela primeira vez um governante que saiu diretamente de Caruaru para o Palácio do Campo das Princesas. Se optar pelo apoio ao seu sucessor na prefeitura, a governadora poderá ajudá-lo de forma muito significativa a conquistar o segundo mandato em 2024.

Voltando – O deputado estadual Tony Gel, que disputou a reeleição pelo PSB mas não conquistou um novo mandato, deverá fazer o caminho de volta para o MDB. O ex-prefeito de Caruaru apoiou a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) no segundo turno e de volta as hostes emedebistas terá maior liberdade para contribuir com a futura gestão estadual.

Descanso –  A governadora eleita Raquel Lyra e sua vice Priscila Krause decidiram por um descanso nesta semana e suspenderam qualquer agenda até meados da próxima semana. Após o descanso, as duas deverão se debruçar na formação do secretariado e na transição com o governador Paulo Câmara.

Manifestações – Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, insatisfeitos com o resultado da eleição do último domingo, decidiram ir às ruas ontem por todo o Brasil. Além de manifestações pacíficas, alguns decidiram pelo caminho do bloqueio de rodovias, o que não é nada saudável para o país, pois poderá agravar a crise econômica por causar desabastecimento.

Inocente quer saber – Quando o Brasil finalmente terá um ambiente político menos conturbado?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais