A Frente Parlamentar de Inovação Tecnológica, Tecnologia da Informação e Economias Criativa, Compartilhada e Colaborativa (Fitec) realizou, nesta quinta-feira (12), na Câmara de Vereadores do Recife, a primeira reunião para definir as diretrizes que serão seguidas pelo colegiado.
Conduzida pelo presidente, vereador Zé Neto (PSB), e na presença dos parlamentares Samuel Salazar (MDB), vice-presidente, Rodrigo Coutinho (Republicanos) e Alef Collins (PP), foi destacada a importância da Fitec e o protagonismo da cidade no cenário nacional, bem como o papel da tecnologia nas economias criativa, compartilhada e colaborativa.
Na abertura dos trabalhos, Zé Neto ressaltou também que o objetivo do colegiado é unir forças, ouvir a sociedade e construir políticas públicas que potencializem ainda mais os impactos positivos, tecnológicos e econômicos, sobre o dia a dia da população.
Temas sobre o uso de tecnologias como inteligência artificial, governo digital e inovação aberta para aprimorar os serviços públicos e a valorização da cultura local como vetor econômico, por meio da criação de produtos, serviços e eventos culturais serão explorados pela Fitec, de acordo com o presidente do colegiado.
Zé Neto propôs ainda a realização de um debate sobre o tema “A importância da tecnologia e seu papel nas economias criativas, compartilhadas e colaborativas”, reunindo secretários, representantes do setor privado e da academia. Também foram sugeridas uma visita institucional ao Porto Digital e uma escuta de quem atua nos setores de economia criativa, compartilhada e colaborativa da cidade.
Os vereadores Alef Collins, Rodrigo Coutinho e Samuel Salazar elogiaram as propostas apresentadas. Alef Collins destacou a importância de fomentar soluções tecnológicas para desafios urbanos, como a mobilidade. Rodrigo Coutinho reforçou o papel do Legislativo no tema: “É essencial que sejamos a voz da população também nesse campo estratégico”. Já o vereador Samuel Salazar colocou seu mandato à disposição para colaborar com os trabalhos da Frente.
Zé Neto concluiu a reunião, enfatizando que a criação da Frente reafirma o compromisso da Câmara do Recife com a promoção de soluções inovadoras, sustentáveis e participativas para os desafios da cidade.




