Vereadores do Recife destinam R$ 30 milhões para investimentos em obras públicas

As vereadoras e os vereadores do Recife farão a maior destinação de recursos da história do Poder Legislativo: serão R$ 30 milhões entregues à Prefeitura, para realização de obras de infraestrutura em bairros e comunidades de toda a cidade. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (10), na Prefeitura da cidade, com as presenças do presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB); do primeiro-secretário da Casa, Eriberto Rafael (PP); dos líderes do governo, Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Junior (PSB); e da oposição, Renato Antunes (PSC) e Tadeu Calheiros (Podemos). Os parlamentares foram recebidos pelo prefeito João Campos e pelo secretário de Governo, Carlos Muniz.

O montante é resultado de uma série de economias realizadas pela Câmara Municipal, como a diminuição de custeio e a informatização dos processos, além dos cortes provocados pela pandemia. Outra parte dos recursos são originários do fundo para a construção da sede do Legislativo, criado pela lei municipal número 17.853/2012. De acordo com a legislação, a verba do fundo só poderia ser usada para aquisição de um novo prédio para abrigar os trabalhos da Casa de José Mariano. “Reunimos as lideranças partidárias e apresentamos a proposta para alterar a lei, fazendo esse repasse ao Executivo. Todos concordaram e já na segunda-feira (13) a Comissão Executiva irá apresentar o novo projeto”, explicou o primeiro-secretário Eriberto Rafael.

Para o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, a ação comprova a sintonia entre os poderes, apesar da independência necessária, além de ser uma demonstração de grandeza do parlamento. “O Recife está iniciando sua retomada econômica e voltando a investir em obras públicas. Fechamos o primeiro ano da Legislatura com uma decisão histórica de vereadoras e vereadores, que certamente irá impactar na melhoria da qualidade de vida de milhares de recifenses”, complementou.

O líder do governo na Casa, vereador Samuel Salazar, reforçou que se trata de um ato suprapartidário com o objetivo de investir recursos na cidade. “É uma decisão constituída pela unanimidade da Casa Legislativa”. Opinião compartilhada pelo líder da oposição, vereador Renato Antunes. “O fruto dessa decisão é servir ao povo do Recife”.

O prefeito João Campos agradeceu à Câmara Municipal e afirmou que o gesto mostra grandeza, compreensão do momento atual e deve servir de exemplo para outras cidades. “É possível buscar confluência naquilo que é maior que todos nós, que é o bem do povo da cidade”. Ele garantiu que a totalidade dos recursos será usada em investimentos na infraestrutura na cidade.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais