Proposta por Alessandra Vieira, audiência debate políticas de oncologia pediátrica em Pernambuco

As comissões de Saúde e Assistência Social (CSAS) e Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (CCDHPP) da Assembleia Legislativa de Pernambuco  (Alepe), realizaram nesta terça-feira, 28 de setembro, audiência pública para debater o Setembro Dourado – mês que reforça a importância do acompanhamento pediátrico de rotina e o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A audiência foi proposta pela deputada Alessandra Vieira (PSDB), em atenção à solicitação do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE).

“Reforço a importância que o GAC-PE tem para os pernambucanos, trabalhando para humanizar o tratamento de crianças com câncer, ajudam a suprir uma demanda fundamental ao estado, oferecendo alimentação, às famílias dos pequenos pacientes, provêm medicamentos e insumos quando estes faltam, além de assegurar assistência psicossocial em um momento tão delicado na vida dessas pessoas”, ressaltou Alessandra Vieira, que tem o tema como prioridade no seu mandato.

A deputada tucana é autora da Lei Nº 17.233/2021, que institui a Política Estadual de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente com Câncer, com o objetivo de aprimorar o tratamento e a assistência, além de reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida deste público .

Presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, a codeputada Jô Cavalcanti (PSOL), do mandato coletivo Juntas, falou sobre a relevância do assunto. “Queremos chamar a atenção de todos e todas para essa necessária vigilância em torno do câncer infantojuvenil, seja profissionais de saúde, gestores públicos, mães, pais e sociedade em geral”, registrou.

“Estamos aqui para solicitar um olhar mais atencioso para essas crianças e suas famílias, que muitas vezes despercebidas dos gestores públicos. Agradeço o espaço às deputadas Alessandra Vieira, Jô Cavalcanti e Roberta Arraes, e conto com o apoio com e ajuda de todos e todas, não só no setembro dourado, mas nos 365 dias do ano”, disse a presidente do GAC-PE e oncologista pediátrica, Dra. Vera Morais.

Também participaram da audiência a deputada Simone Santana (PSB), o deputado João Paulo (PCdoB), o gestor de Clínica e Linhas de Cuidados da SES-PE, Rodrigo Bezerra; a pediatra Lélia Moreira (SESAU-Recife); o oncologista pediátrico Dr. Luiz Henrique Soares (ICIA); a presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Maria de Fátima; a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Aracele Tenório (COREN-PE); a conselheira do Conselho Regional de Medicina, Sandra Maria de Araújo (Cremepe), a presidente no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), Arli Pedrosa;  e a assistente social do GAC-PE, Naila Soares.

PL – Tramita pelas comissões da Alepe, o Projeto de Lei Nº 2260/2021, onde Alessandra propõe a implantação do Programa “Fique Atento, Pode Ser Câncer”, iniciativa do GAC-PE, na Rede Estadual de Saúde para a qualificação de profissionais de saúde no atendimento e na suspeição dos sinais e sintomas na fase inicial do câncer.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais