Prefeito Mano: “Jaboatão teve um carnaval de resgate cultural e seguro”

Foto: Matheus Britto/PMJG

Após dois anos sem Carnaval e há muito sem Jaboatão dos Guararapes ter polos de animação, a folia deste ano foi considerada um sucesso pelo prefeito Mano Medeiros. Nesta sexta-feira, o gestor reuniu o secretariado para fazer o balanço dos quatro dias de festa, e destacou o resgate da cultura local e a tranquilidade nos polos montados pela Prefeitura do Jaboatão. “Entre o sábado e a terça-feira, tivemos mais de 200 atrações com apresentações das mais variadas, que valorizaram a nossa cultura e os nossos artistas”, destacou.

Mano Medeiros falou sobre a segurança garantida aos foliões com a presença de 1.500 profissionais, entre policiais militares, seguranças privados, guardas municipais e agentes de trânsito. “Diariamente, assim que as apresentações encerravam, era feito um balanço de ocorrências, e nada de grave aconteceu no Jaboatão. Tivemos um carnaval onde as famílias puderam se divertir, levar seus filhos e voltar para casa em segurança e sem nenhum problema. Deu tudo muito certo”, disse.

Outro ponto positivo citado pelo prefeito foi a presença de turistas, com taxa de ocupação na rede hoteleira na casa dos 85%. “Isso é muito bom para a economia do município, porque os visitantes que chegam geram emprego e receita nesta época. Além dos hotéis e pousadas, os bares e restaurantes saem ganhando com o aumento da clientela. Ou seja, é uma cadeia de benefícios fundamental para o setor econômico”, salientou o prefeito.

O sucesso do Carnaval do Jaboatão, conforme afirma Mano, foi fazer um planejamento em conjunto com quem representa a cultura. “Quando decidimos realizar o Carnaval, nos sentamos com quem representa o setor cultural e estabelecemos como principal critério a valorização a quem é de Jaboatão. E assim foi feito, tanto que, das mais de 200 apresentações nos polos descentralizados e nos blocos, 180 foram com artistas e grupos locais. Mas não podemos deixar de destacar a importância de Nena Queiroga, Gustavo Travassos, Patusco, entre outros, que abrilhantaram ainda mais o nosso Carnaval. Tivemos frevo, maracatu, samba, bumba meu boi, brega, forró, caboclinho e tantos outros ritmos que fazem parte da nossa cultura”, acrescentou.

“Procuramos abranger toda a cidade, montando polos fixos em Jaboatão Centro (Yapoatan), Piedade (Tupinambá), Cavaleiro (Candidé de Cavaleiro), Prazeres (Brincantes), Curado (Preacas) e Muribeca/Marcos Freire (Índia Morena). Em todos os polos tivemos públicos distintos que se divertiram em paz e com muita alegria. Recebemos um feedback muito positivo da população. Isso nos motiva a preparar o Carnaval de 2024 com mais afinco e determinação”, ressaltou o prefeito.

Além do período carnavalesco, a Prefeitura do Jaboatão também resgatou outra tradição, o Baile Municipal, realizado no dia 4 de fevereiro, no Clube Ferroviário, em Jaboatão Centro. “O Baile Municipal foi uma bela festa que voltou a acontecer após 12 anos e o início do que viria no Carnaval. Portanto, a avaliação geral é de que tudo foi muito positivo. Resgatamos o Carnaval, valorizamos nossos artistas e tivemos uma grande participação dos foliões. Ano que vem tem mais e melhor”, assegurou o prefeito Mano Medeiros.

O prefeito fez questão de agradecer aos quase três mil profissionais que se dedicaram para realizar a festa. “Além do pessoal da segurança, colocamos nas ruas servidores de todas as secretarias para dar apoio aos foliões, cuidar da limpeza das ruas e assegurar que tudo ocorresse conforme o planejado. Mas também quero fazer um agradecimento especial aos milhares de jaboatonenses e aos turistas que prestigiaram o nosso Carnaval”, concluiu Mano Medeiros.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais