Prefeita de Ipojuca, Célia Sales, participa de mobilização municipalista em Brasília

Foto: Divulgação

Com 2023 se aproximando, gestores municipais de todo o país se reúnem, em Brasília, para discutir pautas prioritárias paras suas cidades com senadores e deputados federais antes do recesso legislativo. A prefeita do
Ipojuca, Célia Sales, está participando do evento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), nos dias 12 e 13 de dezembro, acompanhada da chefe de Gabinete, Ana Paula Guimarães e do secretário de Comunicação e Desenvolvimento Econômico, Puran Medeiros.

A presença dos prefeitos pretende garantir a aprovação de algumas demandas fundamentais para os municípios como por exemplo repasse da União na questão da merenda escolar, o PL 4175/2021, que estabelece critérios de atualização do piso do magistério pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e outros assuntos que impactam diretamente as finanças municipais. “Sem a nossa participação, como o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirmou, os prefeitos continuarão sofrendo ao ver novas despesas sendo criadas sem uma previsão orçamentária”, comentou Célia Sales.

Na última mobilização, em outubro, a CNM e o movimento municipalista conseguiram assinaturas suficientes para protocolar a PEC 25/2022, que amplia em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). E desta última mobilizacao de prefeitos de 2022 já há uma convocação para a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 27 a 30 de março de 2023 para debater as demandas com o novo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e parlamentares eleitos no último pleito.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais