Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições 2022 termina hoje; veja como fazer

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O prazo para justificar a ausência no 1º turno das eleições de 2022 à Justiça Eleitoral termina nesta quinta-feira, 1º. O voto no Brasil é obrigatório para cidadãos com idade entre 18 e 70 anos e os eleitores têm até 60 dias após o pleito para justificar a ausência.

Quem não justificar a ausência deverá pagar multa que varia de 3% a 10% do valor do salário mínimo da região em que vota. Quem faltou no 1º e 2º turnos deve justificar separadamente a ausência. Em caso de ausência no 2º turno, o prazo é 9 de janeiro de 2023.

Saiba como justificar ausência no 1º turno

Pela internet

  • Baixe o aplicativo e-Título no celular (Android e iOS) -> Clique na aba “mais opções” ou acesse o Sistema Justifica -> Explique as razões para o não comparecimento -> Anexe um documento que comprove a ausência.

Presencialmente

  • Preencha o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral -> Leve o formulário preenchido ao cartório eleitoral
    Apresente, na entrega do formulário, documento de identificação com foto reconhecido por lei -> O formulário pode ser obtido no portal do Tribunal Superior Eleitoral e nos portais dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais