Porto do Recife inicia monitoramento do nível de fumaça preta em caminhões

Foto: Divulgação

Em parceria com o SEST/SENAT, o Porto do Recife iniciou nesta quarta-feira (18/05) o monitoramento do nível de fumaça preta nos caminhões que participam das operações portuárias. O projeto, que irá avaliar a qualidade do ar e traçar estratégias para mitigar este impacto, terá duração de um ano com uma inspeção por mês.

Além de saber o nível de emissão de fumaça, o caminhoneiro também poderá avaliar a rotação do veículo e o nível de consumo de combustível. Para realizar a vistoria, o motorista deve realizar um cadastramento com a documentação do veículo e quilometragem. O SEST/SENAT, que faz essa inspeção em todo o Brasil, disponibilizou um técnico em gestão ambiental e os equipamentos necessários. “Para esse tipo de inspeção, nós utilizamos um tacômetro, que avalia a bateria do veículo e o opacímetro, o qual é acoplado ao cano de escape e mede os níveis de fumaça e combustível”, explica Edécio Nogueira, técnico de gestão ambiental do SEST/SENAT.

“A medição dos níveis de fumaça também é importante para fiscalizar se os veículos estão dentro dos parâmetros do CONAMA e se estão respeitando as normativas do IBAMA. Por sermos um porto-cidade temos a responsabilidade de nos preocuparmos com a qualidade do ar. Com esse monitoramento poderemos avaliar a qualidade dos caminhões que estão circulando no ancoradouro, como também acompanhar o nível de emissão de fumaça e a partir disso desenvolver planos para diminuir esses impactos”, explica Ana Paula Gondra, assessora técnica da Coordenadoria de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho do Porto.

O primeiro dia de inspeção avaliou 14 caminhões, desses 12 foram aprovados, um foi rejeitado e um foi reprovado. “A princípio é uma campanha educativa para nós avaliarmos, dentro de um ano, como está a emissão por fumaça preta nas operações portuárias. Estamos oferecendo aos motoristas uma inspeção, que normalmente é paga, de forma totalmente gratuita”, reforça José Lindoso, presidente do ancoradouro.

Após a avaliação, o motorista recebe um laudo, pelo email ou celular, e um selo de aprovado com validade de um ano. “Essa ação é importante porque permite que os caminhoneiros conheçam esse tipo de inspeção veicular. Muitas empresas solicitam esse laudo aos motoristas, para avaliar se o transporte está dentro dos parâmetros e se estão prezando pela questão ambiental. Ser aprovado na inspeção significa também que eles podem ampliar o leque de serviços”, afirma Ana Paula.

Para o motorista José Wilson da Silva a ação foi ótima para saber que o caminhão está funcionando dentro dos parâmetros. “A Polícia Rodoviária cobra essa inspeção, então é muito importante ter o laudo e está com tudo em dia para poder trabalhar nas estradas”, afirmou.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais