Pedra fundamental da Masterboi abre ciclo de crescimento do Agreste Meridional

O lançamento da pedra fundamental do frigorífico industrial da Masterboi em Canhotinho, ocorrido nesta sexta-feira (27.12), marcou o inicio da concretização do sonho de transformação do Agreste Meridional. A decisão da construção foi anunciada no dia 19 deste mês. O empreendimento vai gerar cerca de 800 empregos diretos e milhares de indiretos e terá capacidade de abater 500 bois por dia.

O evento aconteceu em clima festivo e sob o lema da esperança na transformação da região. Realizada na estrada de acesso ao distrito de Paquevira (PE-177), onde o frigorífico será instalado, a cerimônia reuniu milhares de moradores do Agreste que foram ali comemorar a chegada da Masterboi.

Um dos principais articuladores do empreendimento, o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) destacou os impactos econômicos e sociais que o frigorífico vai propiciar. Observou que os postos de trabalho e a repercussão em toda a cadeia produtiva vão assegurar mudanças positivas na vida do povo. Disse que as possibilidades de crescimento são a certeza de um futuro melhor, com mais dignidade e qualidade de vida.

O prefeito de Canhotinho, Felipe Porto, afirmou que o município se preparou para assegurar as condições necessárias para a viabilização do empreendimento. E salientou que Canhotinho caminha para entrar numa nova fase da sua história. Uma fase de prosperidade. Por sua vez, o diretor-proprietário da Masterboi, Nelson Bezerra, reiterou que a escolha por Canhotinho foi acertada e renovou a confiança no êxito da nova unidade, a primeira do Nordeste. A Masterboi tem frigoríficos em São Geraldo do Araguaia (PA) e Nova Olinda (TO).

Estiveram também na cerimônia, o deputado federal André Ferreira (PSC) o conselheiro do TCE Carlos Porto, prefeitos e lideranças políticas da região. O governo do estado, que na semana passada se encarregou de oficializar o anúncio da Masterboi, foi representado pelo gerente de investimentos da AD-Diper, Diogo Maia.

A chegada de um empreendimento deste porte, segundo avaliações que circulam do mercado e nos bastidores do governo, vai revolucionar não só a economia, gerando empregos, melhorando renda e reforçando e expandindo toda a cadeia de negócios e serviços ligados ao segmento. Vai provocar também uma injeção de ânimo e renovar energia e o orgulho nas pessoas. “Vai abrir novas perspectivas de futuro, trazer esperanças e, acima de tudo e principalmente, melhorar a vida do povo do Agreste”, frisa Álvaro Porto. “A iniciativa vai remodelar o desenho econômico e social da nossa região e inaugurar um tempo de prosperidade e desenvolvimento que tanto o Agreste Meridional merece”, salienta.

A expectativa é que crescimento previsto crie um contexto de progresso capaz de afetar positivamente toda a cadeia produtiva, desde os pequenos aos grandes produtores. De acordo Álvaro Porto, pecuaristas já estão se mobilizando para aumentar seus rebanhos e investir no melhoramento genético. “O impacto vai dinamizar a economia como um todo. Desde as pequenas propriedades e pequenos pontos comerciais até hotéis, restaurantes, supermercados, postos de combustíveis, o setor de imóveis. Consumo, negócios e serviços de modo geral serão aquecidos. Não só de Canhotinho, mas das cidades vizinhas, incluindo toda a área que faz divisa com Alagoas”, arremata.

Desde que soube que a Masterboi estava planejando abrir frigorífico no Agreste, o deputado, em parceria com o prefeito, tratou de agir para assegurar todas as condições necessárias. Os entraves burocráticos foram solucionados e dez poços artesianos foram providenciados para garantir a oferta de água necessária.

Autenticamente pernambucana, a Masterboi completa duas décadas de uma trajetória exitosa no setor de processamento e distribuição de alimentos para o mercado interno e o Exterior. No mix de mais de 700 itens estão incluídos carne bovina, espetinhos, carne de sol, charqueados, aves, suínos, ovinos, laticínios, pescados, crustáceos, ovos e vegetais.

A unidade de Canhotinho será a primeira de todo o Nordeste. “Onde chega, a empresa contribui de forma decisiva para a região. E no Agreste Meridional não será diferente”, aposta Porto. “A nossa parceria em favor do Agreste está só começando”, diz.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais