Paulo Câmara entrega obras de saneamento e água na Região Metropolitana

Foto: Heudes Regis/SEI

O governador Paulo Câmara entregou obras estruturadoras de esgotamento sanitário e de abastecimento de água para a Região Metropolitana do Recife (RMR), nesta terça-feira (27.12). No município de Goiana, foi entregue à população o novo Sistema de Esgotamento Sanitário, levando mais saúde e qualidade de vida para os moradores da região. Com o início da operação do sistema, mais de 40 mil pessoas terão acesso à coleta e ao tratamento adequado do esgoto. Para garantir essa nova realidade, foram investidos R$ 106 milhões.

 
“Saneamento básico é questão de saúde pública. A partir do momento que se tem o esgoto tratado da forma correta é evidente que as pessoas ficam menos vulneráveis. Aquela situação antiga, com o esgoto a céu aberto, prejudica a saúde das pessoas, além da questão ambiental. Tenho certeza de que estamos no caminho certo com obras como essa, que vão fazer a diferença na vida das pessoas”, frisou Paulo Câmara. 
 
Contemplando a área Norte da Região Metropolitana, o governador entregou ainda o Sistema Produtor Arataca II. O projeto consiste na implantação de uma adutora de mais de 25 quilômetros de extensão às margens da BR-101 e da PE-41, em Igarassu, que beneficiará 750 mil moradores das cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, todas atendidas pelo Sistema Botafogo. 
 
Foi construída uma captação no rio Arataca, na divisa entre os municípios de Igarassu e Goiana, para alimentar a nova adutora. Dessa captação, a água será canalizada para ser bombeada através de uma estação elevatória, também às margens do rio. O ponto seguinte é o transporte de 500 litros de água por segundo, por meio da adutora, até chegar à Estação de Tratamento de Água – ETA Botafogo. Foram investidos R$ 120 milhões nesta iniciativa.
 
Já no Recife, Paulo Câmara inaugurou a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Minerva, localizada no bairro de Dois Unidos. Com recursos do Orçamento Geral da União, foram investidos R$ 19,5 milhões na obra, que beneficiará 143 mil habitantes das localidades de Dois Unidos, Córrego do Morcego, Alto do Capitão, Nova Descoberta, Linha do Tiro, Porto da Madeira, Passarinho e Beberibe, no Recife, além de Caixa d’Água, em Olinda. A ETE Minerva passará a tratar 222 litros de esgoto por segundo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e da preservação do Rio Beberibe, que corta essa região.
 
Por fim, foi inaugurada a ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Esgoto de Pernambuco, a ETE Cabanga. Com investimentos na ordem de R$ 106 milhões, recursos oriundos da Caixa Econômica Federal com contrapartida do Governo do Estado, a iniciativa proporcionou a ampliação da capacidade de tratamento de 500 para 1 mil litros por segundo de efluentes. O empreendimento beneficiará 500 mil residentes dos bairros do Pina, Boa Viagem, São José, Santo Antônio, Santo Amaro, Boa Vista, Bairro do Recife, Madalena e Torre.
 
O governador Paulo Câmara assinou ainda duas ordens de serviços para obras que vão garantir o esgotamento sanitário de áreas em Recife e Olinda. O SES Peixinhos (Morro da Zona Norte) contemplará as duas cidades com a implantação de aproximadamente 300 quilômetros de rede coletora de esgoto, para atender 62 mil ligações. Serão investidos R$ 295 milhões no sistema de esgotamento que será composto por uma estação de tratamento já existente, quatro novas estações elevatórias e adequação de nove estações elevatórias. O empreendimento vai beneficiar cerca de 412 mil habitantes com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, ampliando o índice de atendimento 45% para 50% no Recife e de 47% para 77% em Olinda.
 
A outra iniciativa consiste no serviço do Sistema de Esgotamento Sanitário – SES Boa Viagem. Com investimento de R$ 32,3 milhões, o sistema é constituído de três elevatórias, que vão lançar seus efluentes na estação elevatória do Pina. A obra prevê ainda 5,2 quilômetros de rede coletora de esgoto e 11 quilômetros de ramais condominiais, beneficiando mais de 78 mil habitantes de parte dos bairros de Boa Viagem e da Imbiribeira.
 
Acompanharam as inaugurações a secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista; a presidente da Compesa, Manuela Marinho; o deputado federal eleito, Pedro Campos; o deputado estadual eleito Sileno Guedes; diretores da Compesa; além do prefeito de Goiana, Eduardo Honório. 

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais