“Parem de tentar privatizar nossas empresas públicas”, diz Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Em conversa com movimentos sociais e partidos políticos, em plenária popular hoje (11) em Juiz de Fora (MG), o ex-presidente Lula voltou a criticar a política privatista do atual governo e disse que, em vez de vender empresas públicas que já estão prontas, é preciso aprender a fazer política econômica.

“Quero aproveitar esse humanismo reinante nessa sala, esse calor democrático, para dizer ao governo brasileiro e dizer aos empresários: parem de tentar privatizar nossas empresas públicas. Quem se meter a comprar a Petrobras vai ter que conversar conosco depois da eleição. Parem de tentar privatizar a Eletrobras porque, se não fosse a Eletrobras, não teria o programa Luz para Todos, que custou ao povo brasileiro R$ 20 bilhões e só pôde ser feito porque a empresa era pública. Parem de privatizar os Correios, não tentem privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNDES, o BNB e o Basa. Aprendam a trabalhar, aprendam a investir, aprendam a fazer política econômica, em vez de vender as coisas que já estão prontas”.

Lula lembrou do desmonte pelo qual a Petrobras passa e voltou a mencionar a contradição explícita com a rede de distribuição, com a decisão do governo de vender a BR, sob argumento de que haveria competição e preços baixos e, em vez disso, o Brasil contabiliza 392 empresas importando derivados e a gasolina e diesel são os mais caros do mundo. “O presidente, ao invés de colocar a mão e tentar resolver o problema, fica trocando o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia. Na verdade, ele não sabe o que está fazendo neste país”.

Constituição, Bíblia e Direitos Humanos

Lula voltou a dizer que é preciso buscar soluções para os problemas sociais do Brasil e que isso nada mais é do que cumprir o que determinam a Constituição, a Bíblia e a Declaração de Direitos Humanos.

O ex-presidente disse que os governos petistas mostraram que é possível melhorar a vida das pessoas e citou como exemplo a valorização do salário mínimo em 74%, a decisão de comprar alimento da agricultura familiar para a merenda escolar e a inserção de pobres e negros da periferia na universidade.

“Nesse país nunca se levou a sério a oferta da educação para os de baixo. Somos um país com dívida com a educação”, disse, acrescentando que isso é fruto de uma elite escravista, que nunca levou a sério a educação do povo humilde e trabalhador.

Lula afirmou que, se as pessoas tiverem uma causa, vão à luta e não param nunca. “A gente tem uma causa e minha causa são vocês. Quero que sejam tratados com respeito. O que meus filhos comem, quero que os filhos de vocês comam; se eu tenho direito de ter um carro, todo trabalhador tem direito, se tenho direito a férias, todos têm, se tenho direito a viajar de avião, todos têm”.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais