Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 16:00 pm do dia 21 de maio de 2025 1 comentário

“Não permito circo no meu tribunal”: políticos e juristas criticam fala de Moraes

Foto: Reprodução/ Fábio Setti

Durante audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo testemunhas convocadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelas defesas dos réus do chamado Núcleo 1 da suposta tentativa de golpe, o ministro Alexandre de Moraes protagonizou um momento de tensão ao se exaltar com o advogado Eumar Novak, defensor do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

A irritação ocorreu após o advogado repetir diversas vezes um questionamento sobre a presença de Torres em reuniões com o general Marco Antônio Freire Gomes, do Exército. Diante da insistência, Moraes reagiu:

“Não estamos aqui para fazer circo. Não vou permitir que Vossa Excelência faça circo no meu tribunal. Não adianta ficar repetindo seis vezes a mesma pergunta”, declarou o ministro, elevando o tom.

Repercussão crítica
A declaração repercutiu negativamente entre políticos e especialistas do meio jurídico, que viram na postura do ministro um sinal de autoritarismo e personalização de uma instituição pública.

Juristas e comentaristas jurídicos ironizaram a fala, observando que, embora o Supremo Tribunal Federal esteja previsto na Constituição — elaborada por representantes eleitos pelo povo —, a atitude do magistrado sugere um distanciamento entre o Judiciário e a sociedade.

Uma das críticas mais compartilhadas nas redes sociais foi a de que “o povo não é dono do circo”, numa alusão ao comentário feito por Moraes.

O advogado constitucionalista André Marsiglia, que também é colunista do Pleno.News, comentou:

“Engraçado, como o STF está previsto na Constituição e ela foi elaborada por parlamentares, representando o povo, achei que o tribunal fosse nosso. Mas, tem razão, ministro, não é o povo o dono do circo.”

Outra voz do meio jurídico, a doutora em Direito Érica Gorga, considerou a declaração uma “confirmação simbólica” de que o STF estaria se tornando uma instituição privada, algo inconstitucional e contraditório, sobretudo sob um governo que se declara contrário à privatização.

Reações políticas
A repercussão também alcançou o Congresso Nacional. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que o ministro “cospe na Constituição” ao tratar o tribunal como propriedade pessoal e criticou o silêncio do Senado diante da conduta de Moraes, sugerindo que caberia um processo de impeachment.

O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) também repudiou as declarações e associou a postura do ministro ao que chamou de “aparelhamento da Justiça”. Em sua fala, ele fez menção ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos, e expressou apoio às ações do parlamentar no exterior, onde busca denunciar, segundo ele, “abusos do Judiciário brasileiro” em fóruns internacionais.

Diniz exaltou a atuação de Eduardo Bolsonaro, afirmando que ele “abriu mão do convívio com a família e do mandato para defender a liberdade”. E concluiu com um tom de resistência: “O Brasil vai se levantar contra esses tiranos. E a liberdade vai vencer.”

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Política

Comentários

  1. 🔑 + 1.446069 BTC.NEXT - https://yandex.com/poll/5JjqQt7R61CTYdYVd17t6p?hs=cc3ed4feeed4c22ede8c30f1fab80aab& 🔑 diz

    22 de maio de 2025 em 5:29 am

    6pmma5

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Simão Durando cobra transparência e divisão justa para municípios na concessão bilionária da Compesa
Prefeito Ramos participa da entrega de novo maquinário para reforçar ações na área da Educação em Paulista
Igarassu comemora 1ª posição no Litoral Norte e 8ª estadual de segurança pública no ranking do TCE
Nome do neto de Lula, falecido aos 7 anos, pode ser dado a novo conjunto habitacional do Recife
Descendo do muro
Cabo fortalece diálogo com o governo federal e celebra anúncio de R$ 4 bilhões para Suape
Coluna desta quarta-feira
Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para construção de prédio que irá ampliar leitos no Procape-UPE
Governo defende justiça tributária e não alta de imposto, diz ministro
Dueire participa do encerramento do São João de Arcoverde e reforça compromisso com saúde e desenvolvimento do município

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar