
A Secretaria da Mulher de Pernambuco, por meio da Gerência de Formação em Gênero, realiza, nesta quarta-feira (24), às 14h, a 10ª edição do Seminário Gênero e Patrimônio Cultural, que este ano traz como tema “Territórios de pertencimento cultural como espaços de resistência das mulheres”. O encontro será no auditório da sede da SecMulher e integra a programação da 18ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.
Com uma trajetória consolidada, o Seminário se firmou como espaço de debate e reflexão sobre o papel das mulheres na preservação da memória, das tradições e da cultura popular. Em sua edição de 2025, a proposta traz uma ênfase especial em “Memória, cultura e resistência: o papel das mestras na salvaguarda da capoeira”, reconhecendo a importância das mulheres mestras na manutenção e valorização desse patrimônio imaterial.
Para a realização do evento, foi formada uma comissão organizadora composta pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PE) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal de Pernambuco.
A mesa do Seminário será mediada por Caroline Dáfine, mestranda em Antropologia, e contará com a participação das mestras de capoeira Mônica, Di, Gabi, Isa, Shirley e Bel, que irão compartilhar suas experiências e reflexões sobre memória, resistência e salvaguarda cultural.
Serviço
10º Seminário Gênero e Patrimônio Cultural
Tema: Territórios de pertencimento cultural como espaços de resistência das mulheres
Data: 24 de setembro
Horário: 14h
Local: Auditório da SecMulher
Endereço: Rua do Bom Jesus, 09



