Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 15:45 pm do dia 17 de junho de 2025 Deixe um comentário

Marília, Humberto e Anderson aparecem na frente em corrida ao Senado em Pernambuco, aponta Instituto Informa

Foto: Reprodução

Pesquisa ouviu mais de 1.500 eleitores e mostra cenário competitivo, com destaque para nomes ligados a João Campos e Raquel Lyra

O Instituto Informa divulgou, nesta segunda quinzena de junho, uma nova pesquisa sobre o cenário político de Pernambuco, com foco na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal em 2026. O levantamento foi realizado entre os dias 23 de maio e 10 de junho e entrevistou 1.535 eleitores por meio digital. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com 95% de confiança.

Entre os nomes mais citados, a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) aparece numericamente na frente, com 21,7% das intenções de voto. No entanto, ela está tecnicamente empatada com o senador Humberto Costa (PT), que registra 17,5%. Logo atrás surge o ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), com 14,1%, também em empate técnico com o petista.

Na sequência, há um novo empate técnico entre Miguel Coelho (União Brasil), com 10,6%, e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que marcou 8%. Ambos devem disputar espaço dentro da mesma federação partidária no próximo pleito. Já nomes como o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), com 3,2%, e o atual senador Fernando Dueire (MDB), com 2,7%, aparecem em patamares mais baixos.

Os entrevistados podiam escolher até dois nomes, refletindo o formato da eleição de 2026. Brancos e nulos somaram 11,4%, enquanto 6,6% não souberam responder e 4,1% afirmaram que não pretendem votar.

O levantamento também investigou a probabilidade de voto em cada nome e o nível de rejeição. Apesar de estar na segunda colocação, Humberto Costa é o mais rejeitado: 35,5% dos entrevistados afirmaram que “certamente não votariam” nele. O mesmo índice negativo é quase replicado para Eduardo da Fonte, com 35,2% de rejeição.

Na outra ponta, Marília Arraes se destaca como a candidata menos desconhecida do público: apenas 9,9% disseram não conhecê-la o suficiente para opinar. Sua forte exposição nas últimas eleições — como candidata ao governo em 2022 e à prefeitura do Recife em 2020 — contribui para essa familiaridade. Ela também lidera o índice de voto consolidado: 28,1% afirmam que “certamente votariam” nela.

Entre os que apoiam o prefeito do Recife, João Campos (PSB), Marília também leva vantagem: 28,4% desses eleitores votariam nela, contra 16,3% que escolheriam Humberto Costa. No grupo ligado à governadora Raquel Lyra (PSDB), o petista lidera, com 24,2%, seguido por Anderson Ferreira (18,1%) e Da Fonte (9,3%).

A pesquisa mostra que a disputa ainda está aberta, principalmente entre os nomes vinculados às principais lideranças estaduais. No grupo da governadora, por exemplo, 47% dos eleitores ainda não sabem em quem votar — índice superior aos 35,6% do grupo ligado a João Campos. Isso indica um campo fértil para crescimento de candidaturas dentro do espectro da direita e do centro.

Com o pleito ainda distante, os números devem influenciar diretamente a formação das chapas e alianças em 2026, especialmente entre os grupos ligados à atual governadora e ao prefeito da capital. A pesquisa completa está disponível com painel interativo no portal Jamildo.com.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeito Mano Medeiros entrega dois novos ônibus para reforçar o transporte escolar do município
Coluna desta terça-feira
Técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti é condenado a um ano de prisão por fraude fiscal na Espanha
Desenvolvimento e Sustentabilidade: Ana Luiza Ferreira assume presidência da Adepe e é primeira mulher a comandar a Agência
Coluna desta segunda-feira
Governo do Estado lança licitação para construção de Batalhão de Polícia Militar em Goiana e inicia obra de abastecimento no município
Câmara dos Deputados debate proibição cancelamento do número telefônico por falta de recarga
Gilmar Júnior representa a enfermagem pernambucana em Congresso do Mercosul
Justiça reconhece ausência de dolo e rejeita ação por improbidade contra o ex-prefeito Edson Vieira
Simão Durando autoriza requalificação do canal no Vale do Grande Rio

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login