Lula: o Brasil precisa retomar protagonismo internacional

Lula
Foto: DIvulgação/PT

Durante o laçamento de sua pré-candidatura à Presidência da República, o ex-presidente Lula defendeu, no último sábado,  7, que o Brasil recupere o protagonismo no cenário internacional e reforce a integração com os países da América Latina, Caribe e América do Sul.  Em discurso de lançamento do movimento “Vamos Juntos pelo Brasil”, Lula lembrou que, nos tempos do governo petista, o Brasil era respeitado em todo o mundo e lamentou que hoje o país tenha perdido relevância, se tornando um pária internacional.

“O Brasil é grande demais para ser relegado a esse triste papel de pária do mundo, por conta da submissão, do negacionismo, da truculência e das agressões a nossos mais importantes parceiros comerciais, causando enormes prejuízos econômicos ao país.

De acordo com ele, a política altiva e ativa dos governos petistas elevou o Brasil à situação de protagonista, quando falava de igual para igual com os países mais ricos e contribuía para o desenvolvimento dos mais pobres, por meio de cooperação, investimento e transferência de tecnologia, o que foi feito, por exemplo, com países da América do Latina e da África.

“Defender a nossa soberania é defender a integração da América do Sul, da América Latina e do Caribe. É fortalecer novamente o Mercosul, a Unasul, a Celac e os BRICS. É estabelecer livremente as parcerias que forem melhores para o país, sem submissão a quem quer que seja. É lutar por uma nova governança global”.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais