
Neste dia 05 de setembro de 2024, as pautas do TRE-PE e TSE colocam a vereadora de Petrolina, Lucinha Mota, em uma situação jurídica delicada e inusitada. Ao mesmo tempo que poderá ver reconhecida, em última análise, sua ação de fraude à cota de gênero ainda das eleições de 2020, a vereadora corre o risco de perder seu mandato em uma ação de desfiliação partidária sem justa causa, após sua migração para o PSDB em 2022. Ambas as decisões podem ser proferidas no mesmo dia, o que ressalta a imprevisibilidade do cenário jurídico eleitoral.
Esse cenário é um exemplo claro de como o Direito Eleitoral lida com realidades fluidas, onde o jogo de poder e as regras processuais se entrelaçam, criando situações que fogem ao previsível. A posição de Lucinha Mota representa o que chamamos de “bifurcação jurídica”, em que duas possibilidades opostas podem acontecer, desta vez, no mesmo dia e na mesma manhã. O desfecho, independentemente de qual seja, refletirá a complexidade do sistema político e judicial brasileiro, que exige dos atores políticos uma obediência rigorosa às normas, ao mesmo tempo em que permite reviravoltas surpreendentes.
Delmiro Campos
Advogado Eleitoral
Confira as duas pautas:
priligy 30 mg Preclinical data support this hypothesis
Enzymes like ACE are useful because they are catalysts cytotec prescription
where to buy augmentin in singapore Dx 10 2012, Stage IV, mets, ER PR, HER2 Hormonal Therapy 10 1 2012 Hormonal Therapy 6 4 2013 Femara letrozole Chemotherapy Gemzar gemcitabine