
A Assembleia Legislativa de Pernambuco ( ALEPE) realizou nesta quinta – feira (04) um grande expediente especial voltado para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A iniciativa foi do Deputado Joel da Harpa que, durante a realização do evento, decidiu criar uma frente parlamentar com o objetivo ampliar o debate sobre as condições de trabalho, remuneração e reconhecimento dos profissionais que estão na linha de frente da atenção básica e da prevenção de doenças.
De acordo com Joel, a Frente deverá ser um espaço permanente de diálogo e construção de políticas públicas em favor da categoria. “É por meio desses profissionais que o Estado chega às comunidades mais distantes, aos rincões onde muitas vezes não há sequer uma unidade de saúde estruturada. Eles são os olhos e ouvidos do Sistema Único de Saúde, são a porta de entrada da atenção básica, são a ponte entre o cidadão e o direito constitucional à saúde”.
Com auditório Sérgio Guerra lotado e a presença de profissionais de diversas regiões do Estado, integrantes do movimento Agente de Saúde Comunitário em Movimento, o Grande Expediente Especial foi voltado para a valorização da categoria e também serviu como para marcar uma data de imensa relevância: o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias a ser comemorado no próximo dia 04 de outubro.
Direto do Ceará para Pernambuco especialmente para participar do evento, a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Ilda Angélica, parabenizou o Deputado Joel da Harpa pela iniciativa, agradeceu a homenagem e pediu mais reconhecimento à categoria. Ela lembrou a importância de momentos que chamem atenção para as necessidades da categoria. De acordo com ela, avanços como a aprovação do piso salarial da classe só foram possíveis graças à eventos de mobilização.



