
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Deputado Joel da Harpa, anunciou que está acertando a realização de uma audiência pública para debater a situação dos motociclistas e entregadores por aplicativo em Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo discutir medidas de segurança e ouvir as reivindicações da categoria, que realizou, nesta quarta-feira (20), uma manifestação no Recife.
Já na próxima sexta – feira (22), em seu gabinete, parlamentar terá reunião com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Empregados e Autônomos de Moto e Bicicleta por Aplicativo do Estado de Pernambuco (Seambape), Rodrigo Lopes, para acertar os detalhes.
Segundo o parlamentar, a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa de Pernambuco já foi autorizada a agendar a audiência com a maior brevidade possível. “É fundamental que possamos dar voz a esses trabalhadores, que diariamente enfrentam riscos e têm relatado um número crescente de assaltos e roubos de motos. Precisamos buscar soluções junto ao poder público e aos órgãos de segurança”, destacou Joel da Harpa.
A mobilização dos entregadores começou no Campo do Coque, na Ilha de Joana Bezerra, e seguiu em motociata até o Palácio do Campo das Princesas. Durante o trajeto pela Avenida Governador Agamenon Magalhães, os manifestantes realizaram buzinaços de forma pacífica. A Polícia Militar e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) acompanharam a manifestação.
Entre as principais pautas da categoria, está a segurança pública, diante do aumento expressivo de roubos de motos. “Nós estamos passando por um alto índice de roubo de moto, onde o poder público está fazendo a gente de chacota. É muita moto sendo roubada, muitos sonhos sendo tirados da gente”, desabafou um dos participantes do ato.
Com a audiência pública, Joel da Harpa espera reunir representantes do Governo do Estado, órgãos de segurança e lideranças dos trabalhadores para construir alternativas que garantam mais proteção e dignidade para os motociclistas.



