Jarbas Vasconcelos: “Gostaria de ver Raul Henry candidato nas eleições deste ano”

Na volta do recesso legislativo do Senado Federal, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) concedeu ao Blog Edmar Lyra uma entrevista exclusiva sobre a sua expectativa para o ano de 2020 em Brasília, avaliando o cenário nacional e as pautas que serão colocadas no Congresso Nacional, bem como a participação do seu partido, o MDB, nas eleições municipais levando em conta a conjuntura estadual.  Confira a seguir:

EDMAR LYRA – Senador, como o senhor avalia o quadro nacional envolvendo a figura do presidente Jair Bolsonaro? Ele está indo no caminho certo?

JARBAS VASCONCELOS – Se o Presidente e os filhos dele falassem menos talvez acertassem mais. Avançamos em 2019 em pautas importantes, como a reforma da previdência, mas há muito a fazer para o País sair da crise em que se encontra, com mais de 12 milhões de desempregados. É urgente avançarmos em outras reformas vitais, como a tributária – já que os impostos gerados por diferentes instituições inibem o empreendedorismo, a geração de emprego e a cadeia produtiva – e a reforma administrativa – é preciso diminuir o peso da máquina pública deixando ela mais justa, eficiente e ágil.

Sabemos que 2020 é um ano eleitoral, o que contribuiu para um ambiente mais confuso e instável no Congresso Nacional em função das movimentações por todo o País. Mas independente de ser um ano marcado pelas eleições municipais não devemos fugir das discussões importantes e necessárias para a nação.É preciso que todos desçam dos seus palanques e se unam em favor dos interesses do nosso povo.

EL – Nas eleições de 2018 a conjuntura política fez o senhor ter que se aliar ao senador Humberto Costa. Hoje a sua relação com ele continua boa?

JV – Minha relação com Humberto é pautada sempre por muito respeito e colaboração. Foi assim durante a campanha e segue assim no Senado Federal. Convergimos nos interesses de Pernambuco.

EL – Em quase 50 anos de vida pública o senhor disputou nove eleições majoritárias vencendo seis, sendo duas vezes senador, governador e prefeito. Qual o cargo que o senhor mais gostou de ocupar?

JV – Todos os cargos em que ocupei ao longo desses quase 50 anos de vida pública me desafiaram a fazer o meu melhor, e isso sempre foi muito motivador pra mim. Mas o que eu sempre falo é que foi com ocargo de Prefeito do Recife que encontrei uma afinidade diferente. Porque como Prefeito eu podia estar acompanhando mais de perto os problemas e soluções para as diversas questões da cidade. É um cargo de muita proximidade com a população, que me permitia estar sempre na rua.

EL – Nas eleições deste ano, como o senhor enxerga o quadro da disputa pela prefeitura do Recife? O MDB integrará a chapa majoritária?

JV – Na política tudo tem seu tempo. Hoje fazemos parte da Frente Popular, que reúne vários partidos e tem bons quadros. Nossa relação com o Governo é de apoio político e administrativo. E nós, que fazemos parte do MDB no Estado, estamos conversando e vendo as nossas estratégias para as eleições desse ano. Queremos continuar crescendo e fortalecendo a nossa legenda assim como fizemos em 2016, quando fomos a secção estadual do partido que mas cresceu no Brasil. Já externei que gostaria de ver Raul Henry candidato no Recife nas eleições desse ano mas respeito o seu tempo de reflexão e a sua decisão futura.

EL – Quando o senhor foi candidato a senador em 2018 escolheu como seu suplente Fernando Dueire. O que lhe motivou a fazer essa escolha?

JV – Fernando Dueire é um quadro altamente qualificado que caminhou ao meu lado quando governei o Estado. Ele esteve àfrente da Secretaria de infraestrutura – pasta que gestava muitas disciplinas e competências dentro do governo. Vale lembrar que quando deixei o Governo ele continuou atuando ao meu lado. É uma pessoa respeitada, leve, capaz, com quem estabeleci uma sólida relação de confiança e amizade. Dessa forma, sua posição na minha suplência ocorreu como um movimento natural e de indiscutível legitimidade.

EL – Entre 2017 e 2019 o senhor travou uma batalha jurídica e política com o senador Fernando Bezerra Coelho, hoje estão em sintonia, o que aconteceu para mudar o quadro?

JV – Tivemos uma batalha jurídica muito desgastante de fato. Quando começamos essa legislatura no Senado, no início de 2019, tivemos uma reunião em Brasília onde estávamos eu, Raul e Fernando. Passamos a limpo as nossas posições e viramos essa página. Como mantivemos o controle do partido, oferecemos a Fernando espaços políticos onde ele tem mais forte a sua representação eleitoral. E assim estamos seguindo a nossa vida partidária.

EL – O MDB governou Pernambuco pela última vez com o senhor até 2006. De lá pra cá existe uma hegemonia do PSB em Pernambuco. O senhor acha que é chegada a hora de o MDB disputar o governo? Quais seriam os nomes do partido para esta empreitada?

JV – Política cumpre etapas. Existe o tempo certo para analisar as estratégias que o nosso partido vai adotar. E assim como asdemais legendas, o MDB deseja ter sim a oportunidade de servir mais diretamente à população através do comando do executivo. Esse desejo é um desejo natural e legítimo, porém a ser analisado no tempo certo.

EL – O PSB praticamente definiu que João Campos será o nome da Frente Popular para as eleições deste ano, o senhor acha que ele tem condições de ser um bom prefeito?

JV – Cada partido tem a sua estratégia e a candidatura de João Campos é algo que deve ser tratado pelo partido dele, o PSB, para que em seguida essa decisão seja dividida com as demais legendas que formam a Frente Popular. O importante é que possamos ter unidade em torno de um candidato comprometido com as propostas e desafios do Recife.

EL – Quais são os planos de Jarbas Vasconcelos para o ano de 2020 no tocante ao seu mandato em Brasília?

JV – Pernambuco é a prioridade dentro da minha atuação em Brasília. E não poderia ser diferente. Estou completando em março 50 anos de vida pública e sempre foi ao Estado que entreguei o meu esforço e dedicação, seja como deputado estadual, deputado federal, prefeito do Recife, governador e senador. Agora nesse primeiro semestre de 2020 vamos ter a liberação de cerca de R$ 40 milhões em emendas articuladas no fim de 2019. Esse recurso vai ser aplicado nas áreas de saúde e infraestrutura, em regiões e municípios da zona da mata, agreste e sertão. Parte desses valores será aplicadadiretamente pelo Governo do Estado e também por mais de 50 municípios e 17 entidades de prestação de serviço público.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais