
O mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, Agosto Lilás, teve início nesta sexta-feira (1º), com o lançamento de importantes iniciativas para o fortalecimento e ampliação das políticas públicas voltadas para as mulheres em Pernambuco. Comandados pela governadora Raquel Lyra e pela secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia, os anúncios ocorreram no Palácio do Campo das Princesas e tiveram a presença da primeira-dama do Jaboatão dos Guararapes, Andrea Medeiros.
Representando o prefeito Mano Medeiros, a primeira-dama ressaltou o trabalho desenvolvido no munícipio. “Jaboatão é uma cidade que luta pela voz e vez das mulheres e pela segurança de todas elas. O trabalho da gestão de Mano é permanente, com a atuação da patrulha Maria da Penha e do Centro de Referência da Mulher Maristela Just, que acolhe, orienta judicialmente e ajuda as mulheres a saírem dos ciclos de violência. Somam-se a essas ações os cursos de capacitação, para que as mulheres jaboatonenses possam ter renda e mais liberdade para seguirem as suas vidas e o cuidado com as suas famílias”, destacou Andrea Medeiros.
Dentre as ações anunciadas, hoje (1º), pela governadora Raquel Lyra, estão o edital para a instalação de 30 Centros de Referência da Mulher, no valor de R$ 9,2 milhões, contemplando municípios que ainda não possuem CRM; e o chamamento público para o Programa Mães na Creche, que ofertará, em parceria com os municípios, qualificação profissional visando a autonomia econômica de mulheres com filhos matriculados em creches públicas municipais. Outro importante lançamento foi o da plataforma protegemulher.pr.gov.br, para o acolhimento e orientação segura para mulheres em situação de violência, facilitando, ainda, a notificação de importunação sexual em espaços públicos.
*Sobre o Centro Maristela Just:*
O Centro de Referência da Mulher Maristela Just é o serviço destinado ao acolhimento e atendimento humanizado de mulheres em situação de violência doméstica. Faz parte da política estratégica de enfrentamento à violência contra as mulheres promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com outras instituições. Atua com uma equipe especializada com profissionais como psicóloga, advogada e assistente social. Também promove atividades de conscientização – como palestras e debates – em escolas das redes municipal e privada, equipamentos municipais e empresas, e tem o apoio da patrulha Maria da Penha, para o acompanhamento dessas mulheres.
É possível procurar ajuda diretamente no Centro Maristela Just, localizado à rua Almirante Antônio Farias, 664, em Piedade, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp 81 99464-6253.


