
Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, está na reta final de uma grande imersão cultural. Neste domingo, 24 de agosto, a cidade, que detém o maior número de Patrimônios Vivos do estado, encerra a 3ª Semana do Patrimônio, um evento que exalta a rica herança cultural do município.
A iniciativa, organizada pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural, valorizou mestres e mestras da cultura local, verdadeiros guardiões dos saberes populares. A programação diversificada incluiu rodas de conversa, atividades educativas e shows que movimentaram a cidade durante toda a semana.
“Goiana se destaca por manter vivas práticas culturais que atravessam gerações e essa semana está sendo uma oportunidade de celebrar e, acima de tudo, preservar nossa identidade. Para moradores e visitantes, a ocasião é uma chance única de mergulhar na riqueza cultural de Goiana e reconhecer o valor das tradições que fazem do município um símbolo da identidade pernambucana”, enfatiza o secretário Ítalo Côco.
A Semana do Patrimônio de Goiana se espalhou por diferentes espaços da cidade. Grupos como a Banda Curica, o Caboclinho União Sete Flexas e os Índios Tabajaras de Goiana fizeram apresentações especiais para os estudantes da rede municipal de ensino. E a partir desta sexta-feira (22), a celebração ganhará os palcos. O Polo Nova Goiana, com estrutura montada na Rua da Igreja, na Nova Goiana, vai receber shows de artistas como Spok Frevo Orquestra, Conde Só Brega e Silvério Pessoa. Já no Polo Mercado da Farinha, na Rua da Misericórdia, o destaque ficará para o samba e a ciranda, com apresentações do Grupo Madrugada e da Família Sem Preconceito, além das atrações culturais locais.
Confira abaixo a programação:
– SHOWS:
22/08/2025 (SEXTA-FEIRA)
PÓLO NOVA GOIANA (Rua da Igreja)
19h – Cortejo de Cultura com a participação do Homem da Meia Noite (Olinda-PE), com saída da Praça Maria Luiza da Silva, bairro Mutirão.
19H – Ciranda do Mestre Biloco
19H30 – Ciranda do Mestre Rosildo
20H – Ciranda Santa Maria
21H – Italo Pay e a Zabumba Mundi
22H – Spok Frevo Orquestra
23/08/2025 (SÁBADO)
PÓLO MERCADO DA FARINHA (Rua da Misericórdia)
10H – Grupo Madrugada
12H – Família Sem Preconceito
14H – Samba Decente
PÓLO NOVA GOIANA (Rua da Igreja)
19H Banda Curica
20H Sam Silva convida Projeto Tertúlia
22H – Mônica Maria
23H30 – Conde Só Brega
24/08/2025 (DOMINGO)
PÓLO NOVA GOIANA (Rua da Igreja)
16H – Banda Saboeira
17H – Coco de Sebastião Grosso
18H – Coco do Mestre Pingo
19H – Coco da Yá
20H – Silvério Pessoa
*Goiana e Seus Patrimônios Vivos*
Goiana se orgulha de ter o maior número de Patrimônios Vivos de Pernambuco, uma lista que inclui: o ceramista Mestre Zé do Carmo (in memoriam); as bandas Sociedade Musical Curica e Sociedade 12 de Outubro (Saboeira); os cortejos Pretinhas do Congo, Caboclinho União Sete Flexas de Goiana, Caboclinho Canidé de Goiana, Caboclos Cahetes de Goiana e Índios Tabajaras de Goiana; o Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo; o maestro Mestre Duda; e o artesão Mestre Lourenço.
Em 2024, a cidade também celebrou a conquista do título de Patrimônio Imaterial para a Procissão do Carrego da Lenha, uma tradição histórica do distrito de São Lourenço que ocorre durante a festa de São Lourenço Mártir.
Para mais informações sobre a 3ª Semana do Patrimônio e a cultura goianense, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @visitgoiana.


