Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 14:30 pm do dia 28 de maio de 2024 Deixe um comentário

Fraude à cota de gênero, segundo o TSE

Foto: Divulgação

Renato Hayashi, Advogado e cientista político

No cenário político brasileiro, as cotas de gênero foram instituídas para promover a inclusão e a representatividade feminina nas candidaturas eleitorais. A Lei nº 9.504/1997, em seu artigo 10, § 3º, estabelece que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Esta medida visa corrigir a desigualdade histórica na participação política das mulheres. No entanto, apesar dessa legislação, a fraude à cota de gênero tem se mostrado um problema recorrente nas eleições brasileiras.

A fraude à cota de gênero ocorre quando partidos políticos apresentam candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir o percentual mínimo exigido por lei, sem a intenção de apoiar ou promover efetivamente essas candidatas. Essas “candidaturas laranja” são geralmente compostas por mulheres que não fazem campanha, não recebem recursos do fundo partidário e, muitas vezes, obtêm um número insignificante de votos.

Essa prática não apenas desrespeita a legislação eleitoral, mas também perpetua a exclusão das mulheres do espaço político. As fraudes enfraquecem a efetividade das cotas de gênero e impedem que a política brasileira avance rumo à igualdade de representação.

No dia 16/05/2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editou a Súmula 73, que estabelece quais os elementos caracterizam a fraude à cota de gênero: 1) votação zerada ou inexpressiva, 2) prestação de contas zerada, padronizada ou ausência de movimentação financeira relevante e 3) ausência de atos efetivos de campanha eleitoral, divulgação ou promoção da candidatura de terceiros.

Reconhecida a candidatura fictícia, a punição é: 1) cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da legenda e dos diplomas dos candidatos a ele vinculados, independentemente de prova de participação, ciência ou anuência deles, ou seja, toda a chapa será cassada e os eleitos perderão o mandato; 2) os responsáveis pela fraude ficarão inelegíveis, nas hipóteses de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE); 3) todos os votos obtidos pelo partido serão nulos, impactando no quociente eleitoral e partidário.

A justiça eleitoral tem enfrentado diversos casos de fraude à cota de gênero em todo o território brasileiro e isso tem impactado diretamente no resultado das eleições. É muito importante que toda a sociedade se conscientize da importância da participação feminina nas eleições.

A fraude à cota de gênero é um obstáculo significativo à igualdade de representação política no Brasil. Medidas como a Súmula 73 do TSE são passos importantes para assegurar que as cotas de gênero cumpram seu papel de promover uma verdadeira inclusão feminina na política. Para avançar, é essencial que a legislação seja rigorosamente aplicada e que haja um compromisso contínuo de todos os atores políticos em respeitar e valorizar a participação das mulheres, garantindo que as eleições brasileiras sejam mais justas e representativas.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

“A Expoleite movimenta a economia e valoriza produtores e criadores locais” afirma Jarbas Filho em visita ao evento em Afrânio
No dia nacional da saúde, Silvio Costa Filho ressalta mais de R$ 300 milhões de investimentos em PE
Câmara do Cabo participa da implantação do 1º Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da história do município
Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral confere treinamento de disparos de agentes da Guarda Civil Municipal, que passarão a portar arma de fogo a partir de setembro
Prefeito Biu Abreu prestigia posse de Padre Antônio Lucena como novo vigário paroquial de João Alfredo
Prefeitura de Serra Talhada apresenta balanço de ações na área de proteção e bem-estar animal
Anderson Correia solicita ações de requalificação de ruas e segurança para bairros de Caruaru
Abertura do terceiro fim de semana do Festival Pernambuco Meu País 2025 é marcada por grande celebração cultural em Serra Negra, no município de Bezerros
STF consolida maioria e mantém Eduardo Batista na presidência da Câmara de Goiana
TV Pernambuco transmite programação ao vivo do Festival Pernambuco Meu País de Bezerros como emissora oficial do evento

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar