Fórum reúne lideranças de Bezerros e debate sobre gestão pública

O I Fórum de Gestão Pública de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, reuniu lideranças e profissionais para debater sobre a temática, neste domingo (29/08), no Restaurante Flor de Sal. A iniciativa tem a proposta de percorrer por alguns municípios do Estado e, assim, proporcionar o compartilhamento de experiências.

A primeira palestra foi ministrada pelo presidente do Parlamento Jovem de Bezerros, Klebson Nascimento. Formado por 15 componentes (o mesmo quantitativo de parlamentares), é considerado o primeiro parlamento no formato eletivo do Brasil. Relação com o Executivo e o Legislativo, além das ações desenvolvidas e a importância da juventude no processo político foram alguns dos assuntos discutidos.

Norma Carvalho, psicóloga e docente, dialogou sobre as consequências da pandemia nas políticas públicas, a exemplo das ações na área de saúde e os desafios pós-pandemia. Também destacou sobre a falta de dados para a implementação de iniciativas efetivas no combate à Covid-19. Saúde mental foi outro ponto exposto.

“A importância das políticas públicas para o enfrentamento da violência de gênero”, foi o tema da palestra apresentada pela graduanda em Direito, Carmem Costa. A unificação de informações, além da inclusão e mais acessibilidade dessas políticas públicas, sobretudo, nos municípios do interior do Estado foram alguns dos assuntos apresentados.

O ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e do Cabo Santo Agostinho, Elias Gomes, ministrou a palestra: “Juventude, emprego, violência e participação política”. Na ocasião, fez um levantamento das manifestações populares e dos índices de desemprego que afetam as faixas etárias, a exemplo da juventude. Em relação à violência, ressaltou que um dos motivos é a falta de investimentos de políticas públicas que promovam o desenvolvimento humano, como ações na área de qualificação, emprego, cultura e esportes.

REALIZAÇÃO – O I Fórum de Políticas Públicas de Bezerros foi realizado pelo coordenador do Movimento Pernambuco Que Nós Queremos, Fernando Moreira; pelo diretor do portal de notícias Mais Jaboatão, Tiago Brito e pelo coordenador do Projeto Transformar, Marcos Brito.

CIDADES – De acordo com os organizadores, a proposta é de que o evento seja realizado em Jaboatão dos Guararapes ainda este ano. Representantes de algumas cidades já se colocaram à disposição, mas a próxima edição está em análise. Para 2022, há a expectativa de ocorrer o segundo encontro em Bezerros mas está em processo de avaliação.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais