Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 18:30 pm do dia 2 de julho de 2025 1 comentário

Estado conclui celebrações dos 200 anos da Confederação do Equador com solenidade, exposição artística e estátua de Frei Caneca

Foto: Miva Filho/Secom

Culminando as atividades alusivas ao Bicentenário da Confederação do Equador, a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, realizaram, nesta quarta-feira (2), uma solenidade comemorativa no Palácio do Campo das Princesas. A cerimônia teve início com a abertura da exposição montada no hall do Palácio, composta por mais de 30 obras visuais produzidas por alunos da Rede Estadual de Ensino. Em seguida, foram entregues medalhas a personalidades em reconhecimento à contribuição com a organização das atividades e realizado o descerramento da estátua de Frei Caneca, na Praça da República.

“Vamos encaminhar ao Conselho Estadual de Educação um pedido de resolução para que o ensino da história de Pernambuco passe a ser disciplina obrigatória na Rede Pública Estadual. Tenho plena convicção de que isso permitirá que nossas crianças e jovens tenham contato com a essência do nosso povo para crescer com os pés firmes na nossa história e o olhar voltado para um futuro melhor. Com isso, avançamos rumo a um Pernambuco mais próspero, justo e igualitário”, afirmou Raquel Lyra.

A instalação da estátua de Frei Caneca, obra do artista plástico Demétrio Albuquerque, contou com apoio da Fundarpe. A homenagem representa o legado de um dos principais líderes da revolução republicana e federalista. Coordenadora da Comissão Estadual do Bicentenário da Confederação do Equador, a vice-governadora Priscila Krause lembrou que foi realizado um trabalho de pesquisa iconográfica para a criação da estátua. “Com todos os elementos na mão, entregamos a Roberto Ploeg, um artista plástico, que pintou o rosto de Frei Caneca. Depois, recorremos a Demétrio Albuquerque para que criasse o corpo inteiro e a gente pudesse, através de seu semblante, entender um pouco também da sua luta”, explicou.

O evento marcou o encerramento de um ciclo de homenagens e ações educativas que mobilizaram a sociedade pernambucana em torno da memória do movimento revolucionário de 1824. As escolas estaduais estiveram envolvidas promovendo atividades pedagógicas, oficinas artísticas e projetos de pesquisa sobre o tema ao longo do último ano.

“Quando comemoramos o Bicentenário da Confederação do Equador, temos a oportunidade de resgatar, de fato, a força da nossa história, dentro da matriz curricular que a gente já tem. Tudo isso que se apresenta hoje com os nossos estudantes faz parte do leque de incentivos que os professores e a comunidade escolar deram aos esses alunos”, enfatizou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Presente no evento, o deputado estadual Antônio Moraes destacou o papel da gestão estadual na valorização da memória pernambucana. “O Governo de Pernambuco teve um papel muito importante de resgatar a história da Confederação do Equador, principalmente porque levou para toda rede pública, para que nossos alunos entendam melhor nossa história e a importância que nosso Estado teve na vida de todos os brasileiros”, frisou o parlamentar.

Jeozadaque Victor, de 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, em Camaragibe comentou sobre o impacto positivo da iniciativa na sua formação. “O projeto nos chamou a atenção porque mostra que a aprendizagem não vem só através de livros e sala de aula. Por meio da arte, nós conseguimos aprender e conhecer a cultura de Pernambuco”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Eduardo Vieira (Gabinete da governadora), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Cacau de Paula (Cultura), Juliana Gouveia (Mulher), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Joanna Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência) e Mauricelia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), a presidente da Fundarpe, Renata Borba; e o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire. Participaram também o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; a vice-presidente da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE), Schamkypou Bezerra; o presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico (IAHGP), George Cabral; o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr Araújo; e o chefe de gabinete da reitoria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Rodrigo Pellegrino.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Comentários

  1. xnxxx.day diz

    5 de julho de 2025 em 15:33 pm

    Hi tto every one, the contents prdsent aat
    thgis web paghe are genuinely remarable foor peopole knowledge, well, keep uup thhe ice wkrk fellows.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Gabriel Porto recebe apoio dos vereadores Marcos Mão Amiga e Karol Barros, do Cabo
Diante dos casos de violência, Anderson Correia solicita estrutura fixa da PM para o bairro Xique-Xique
Governadora Raquel Lyra participa da Missa do Vaqueiro e celebra a tradição e a força do povo sertanejo
Deputado Adalto Santos declara apoio à pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado Federal
Câmara do Cabo realiza capacitação para Guardas Patrimoniais com apoio do Executivo
Senador Dueire é nossa prioridade, diz Josafá Almeida
Procon Paulista participa de capacitação do Ministério da Justiça focada em fiscalização e elaboração de projetos
Câmara do Cabo participa da 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial
Com articulação de Joaquim Lira, Vitória será sede do Complexo de Polícia Científica
Mirella nomeia novos professores em Olinda

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar