Empoderamento feminino e participação das mulheres na política é tema de encontro do MDB Pernambuco

Foto: Priscilla Melo

Com objetivo de incentivar e fortalecer a participação feminina na vida pública, o MDB Pernambuco realizou, na manhã de hoje (17), a segunda edição do seminário “Mulher Mais Política”, no bairro da Boa Vista, Recife.

Sob a liderança da presidente do núcleo de mulheres emedebistas, Miriam Lacerda, o encontro reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e lideranças da sigla, para discutir sobre temas como empoderamento e atuação das mulheres na política partidária, e impulsionar candidaturas femininas nos próximos pleitos eleitorais.

Com agenda de votações em Brasília, o presidente estadual do MDB de Pernambuco, deputado federal Raul Henry, fez questão de participar, ainda que remotamente, e enviou um vídeo que abriu o evento, falando sobre a participação das mulheres na política e o papel do partido nesse cenário.

“Que possamos desenvolver, cada vez mais, a consciência que é importante ampliar a participação da mulher na política e nos postos de comando da sociedade brasileira. O MDB, inclusive, está dando sua contribuição porque é o único partido que está lançando uma candidata mulher à presidente da República no próximo ano, que é a senadora Simone Tebet (MDB-MS)”, afirmou.

Em seguida, o secretário geral do MDB-PE, Bruno Lisboa, deu as boas-vindas ao público presente e citou figuras expressivas da política de Pernambuco como Cristina Tavares, Maria Amélia de Queirós, Adalgisa Cavalcante e as Mulheres de Tejucupapo.

Miriam Lacerda, por sua vez, destacou a importância do seminário como meio para fortalecer a ocupação dos espaços de poder pelas mulheres. “Essa é uma iniciativa muito importante porque nos possibilita trocar informações e experiências que serão de grande valia para o nosso empoderamento nas políticas públicas”, explicou.

Conferencista convidada pela direção do evento, a consultora do Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane da Silva, falou sobre “Mulheres, democracia e políticas públicas”, e destacou que apenas 11,8% dos municípios brasileiros são governados por mulheres e conclamou: “não há democracia sem equilíbrio”.

A cientista política e advogada especialista em Direito Eleitoral, Gabriela Rollemberg, que também é cofundadora do projeto “Quero Você Eleita”, foi a segunda palestrante do evento. Em seu painel “Empoderamento e participação das mulheres nas eleições”, ela destacou que há pautas que precisam unir as mulheres e que a inovação política passa justamente por esse entendimento. “Precisamos compreender que nós somos tecedoras de um grande tecido social; trabalhamos em rede, de forma circular, e essa é a grande diferença do exercer o poder feminino”, defendeu. Após as palestras, foi aberto um debate com ampla participação das mulheres.

Entre as presenças, a prefeita  e a vice-prefeita de Itambé, Dona Graça Carrazzoni e Janete Lima; a vereadora de Toritama, Carol Gonçalves; a ex-prefeita de Vertente do Lério, Welita Sales, e a vereadora Dona Ina; a ex-vereadora Vera Lopes; a primeira suplente de vereador pelo MDB Recife, Priscila Ferraz; a líder do MDB em Carpina, Marta Guerra; ex-prefeita de Barra de Guabiraba, Valéria Lima, entre outras.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais