Emenda de Eduardo da Fonte dá ao beneficiário do seguro-desemprego o direito de optar se contribui para a Previdência

Quem receber seguro-desemprego poderá escolher se quer ou não contribuir para a Previdência com esse benefício, esta é a proposta da emenda do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), aprovada na última sessão deliberativa da Câmara dos Deputados. O texto original não dava essa opção ao beneficiário, que era obrigado a fazer a contribuição. O projeto precisa ser aprovado pelo Senado.

Aquele que optar por contribuir terá o tempo de contribuição contado para a aposentadoria. Caso contrário, a regra volta a ser como era antes de 2019 e o período não contará para a aposentadoria.

“Obrigar a cobrança previdenciária é reduzir ainda mais a renda de quem está sem emprego. Ninguém melhor que a própria pessoa que recebe o benefício para saber se tem ou não condição de abrir mão de parte do auxílio para contribuir com a Previdência. Por isso a contribuição tem que ser opcional e não imposta”, afirmou Eduardo da Fonte.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais