Durante discurso na Câmara Municipal do Recife, o vereador Eduardo Mota (PSB) fez um reconhecimento público ao trabalho da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), destacando a importância da instituição na segurança da cidade, especialmente durante o ciclo junino. O parlamentar lembrou que, até o dia 29 de junho, a Guarda estará com um efetivo de 3.370 lançamentos, atuando na proteção do patrimônio público, no apoio aos serviços municipais e na organização dos festejos, que movimentam milhares de pessoas em diversos polos.
Mota ressaltou que a atuação da GCMR no São João se dá de forma integrada e moderna, utilizando, inclusive, tecnologia de videomonitoramento. No Sítio Trindade, principal polo da festa, são 1.618 lançamentos de efetivo, enquanto na Avenida Rio Branco, são 902. O vereador também destacou a presença da unidade móvel de videomonitoramento, equipada com câmeras que permitem resposta rápida e eficiente, além da participação da Guarda nos polos descentralizados, na Caminhada do Forró e no Pátio de São Pedro.
O vereador aproveitou para elogiar o trabalho do comandante da Guarda, inspetor Cláudio Gomes, do secretário executivo de Segurança Pública, Coronel Felipe, e do secretário de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebêlo, ressaltando o profissionalismo, a organização e o compromisso com a cidade. Eduardo Mota também lembrou ações importantes, como o cadastramento de celulares no programa Alerta Celular, que busca combater furtos e roubos durante o período de festas.
No encerramento, Eduardo Mota destacou que a Guarda Municipal do Recife é motivo de orgulho para todos os recifenses. “A Guarda mais antiga do Brasil, a única habilitada a realizar escolta presidencial, e que em breve dará mais um passo importante na sua história, com a implantação do seu primeiro grupamento armado, fortalecendo ainda mais a segurança da nossa cidade”, concluiu.
k7im4s