Eduardo Monteiro: “Temos que encontrar um espaço de convergência e construir a nossa saída”

O presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, ressaltou na última terça-feira (19), em entrevista ao programa Folha Política, na Rádio Folha 96,7 FM, que a convergência política é essencial para que o País supere as crises da Saúde e da Economia geradas pela pandemia do coronavírus (Covid-19).

“É difícil fazer um planejamento mas acho que uma vez que a gente construa convergência entre o governo central e governos estaduais, que dialoguem com municípios, a gente tende a encontrar o caminho. Ou a verdade está com todos os atores ou não está com nenhum dos atores. Temos que encontrar um espaço de convergência e construir a nossa saída”, destacou Eduardo, aos apresentadores Jota Batista, Renata Bezerra de Melo e Neneo de Carvalho.

Para o presidente do Grupo EQM, a “desarrumação política que o Brasil vive” é um desafio a mais no cenário tomado pela pandemia. Ele frisou que, apesar do debate político vigente em que saúde e economia são colocados como concorrentes, não há como dissociar as duas áreas. “Se estabelece uma briga da vida contra o interesse econômico, quando na verdade todas essas coisas dizem respeito à vida humana, e se dizem respeito à vida humana, dizem respeito a tudo, inclusive a economia. Não existe economia sem vida humana, sem saúde, sem o funcionamento normal das coisas”, explicou.

Eduardo Monteiro também falou sobre a reunião entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os governadores, que deve ocorrer nesta quinta-feira (21). Ele espera que o encontro propicie, pelo menos, o mínimo de entendimento entre as esferas federal e estadual. “Têm que ser guardadas as armas. Deixar a discussão política para o palanque lá na frente. Nessa hora o que precisamos é criar um espaço de racionalidade. O Brasil é um país continental, a situação do Rio Grande do Sul é diferente de Pernambuco, a do Mato Grosso é diferente do Rio de Janeiro. Temos que entender que não existe solução pasteurizada uniforme para a realidade nacional”, avaliou.

O empresário desejou pronta recuperação ao governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), diagnosticado com Covid-19, na última segunda-feira (18) e frisou que a situação de governantes como Paulo, de ter que comandar o estado em uma situação como a atual não é fácil nem simples. “É uma situação de muita responsabilidade”, pontuou.

Recuperação
Assim como o governador, Eduardo Monteiro também foi diagnosticado com o coronavírus. Atualmente, está no décimo quinto dia da doença, em isolamento no seu apartamento no Recife. Febre, moleza no corpo e dor nas costas foram alguns dos sintomas que manifestados por ele. “Tenho 62 anos e poucas vezes na minha vida vivi uma situação tão dura em termos de saúde. No quarto ou quinto dia é quando a doença se revela de maneira mais forte e tem uma janela entre o oitavo e o décimo dia que vai determinar se você fica em casa e vai atravessar bem, ou vai ter insuficiência pulmonar e vai para uma via de internação, onde estão os piores indicadores de letalidade”, explicou Eduardo, destacando que já está na fase final de recuperação, apesar de ainda precisar recuperar plenamente a saúde de antes da doença.

“Devo dizer que não é uma gripezinha é uma coisa de grande peso, quando chega mexe com o organismo. Dependendo da condição em que se contra o paciente, se tem comorbidade sobrepeso, pressão alta, problema cardíaco, que não é o meu caso, pode ser ainda mais grave. De qualquer modo, é uma doença que requer acompanhamento, é algo muito sério, com grande efeito na vida humana, que vemos nessas estatísticas trágicas”, acrescentou o presidente do Grupo EQM. Em seu tratamento, Eduardo utilizou os medicamentos azitromicina e hidroxicloroquina. “Devo fazer novos exames a partir da quinta-feira para de fato saber se estou imune e livre do vírus”, disse.

Folha de Pernambuco
Eduardo Monteiro adiantou ainda que o jornal impresso da Folha de Pernambuco retomará a circulação normal no momento em que a rotina atual da pandemia seja superada e ressaltou a renovação digital que a empresa vai passar, com um novo portal no final do mês de maio.

“Nós não vamos desistir do jornal impresso. Estamos entregando assinaturas dos assinantes e vamos continuar. A Folha tem se renovado, tem se afirmado e posso dizer que, tão logo essas coisas passem, a Folha vai voltar a estar nas ruas, nas bancas, estamos muito orgulhosos do desempenho da Folha. Estamos fazendo uma reforma da nossa sede para voltar, com a cintura mais fina, mas com essa força que a Folha tem, considero que a maior marca dela é a força do trabalho, a capacidade de se reinventar”, disse.

“Vamos apostar na mídia digital, estaremos no final de maio lançando nosso novo portal, nova plataforma digital, com muito mais possibilidades e vamos continuar apostando no jornal impresso para estar na casa daqueles que guardam esse hábito. Quero homenagear a briosa, guerreira e heróica equipe da Folha de Pernambuco”, finalizou Eduardo Monteiro.

Confira o áudio da entrevista clicando aqui.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais