Eduardo da Fonte aciona Conselho Administrativo de Defesa Econômica para abrir investigação contra Celpe e Aneel por abusos na conta de energia

eduardo da fonte
Foto: Divulgação

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) solicitou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica a abertura de inquérito administrativo contra a Neoenergia Pernambuco (CELPE) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para que o órgão investigue os aumentos abusivos da conta de energia em Pernambuco, nos últimos anos.

“Tem sido exigindo do consumidor um valor excessivo para o fornecimento de energia elétrica sem justificativa alguma. Não podemos deixar que o pernambucano seja enganado dessa forma. Iremos cobrar a instauração do processo e das medidas necessárias para conter esses abusos”, garantiu Eduardo da Fonte.

Conforme as Representações Nº 3/2022 e 4/2022/CD/GAB-EF entregues pelo parlamentar ao secretário Nacional do Consumidor, Rodrigo Henrique Roca Pires, e ao superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Alexandre Barreto de Souza, o abuso da CELPE e ANEEL comprovam-se pelo cometimento de infração à ordem econômica, já que entre os anos de 2018 a 2021 o lucro líquido da empresa foi de aproximadamente 212%, o que revela aumento arbitrário desses lucros e execução abusiva de posição dominante no mercado, já que a instituição não tem concorrentes no estado.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais