Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 19:30 pm do dia 16 de junho de 2025 Deixe um comentário

Diego Cabral assina ordem de serviço que vai revisar Plano Diretor e Lei de Ocupação de Uso do Solo de Camaragibe

Foto: Carol Bezerra/PMCg

Documento assinado pelo gestor e o secretário de Planejamento, Meio Ambiente, e Orçamento Participativo, durante mais uma edição do “Segundou com Trabalho”, vai permitir definir as estratégias e diretrizes para o desenvolvimento urbano e regulamentação do uso e da ocupação das áreas garantindo à Terra dos Camarás um crescimento ordenado e sustentável

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, assinou, na tarde desta segunda-feira (16/06), um importante documento para o futuro da Terra dos Camarás: a ordem de serviço que vai permitir a revisão do Plano Diretor e da Lei de Ocupação de Uso do Solo do município. A reavaliação, segundo a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, e Orçamento Participativo (Seplama) de Camaragibe, vai ocorrer durante as etapas de preparação, validação e audiência pública ouvindo, principalmente, a população, e órgãos como o Ministério Público (MP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

A assinatura da ordem de serviço de revisão do Plano Diretor e da Lei de Ocupação de Uso do Solo de Camaragibe ocorreu durante mais uma edição do “Segundou com Trabalho”, no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica, e reuniu vários secretários municipais, além de servidores e moradores do município. Participaram da solenidade a vice-prefeita da Terra dos Camarás, Comandante Débora, vereadores, e representantes da empresa que fará a revisão do plano, do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CREA) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de lideranças comunitárias locais. A ex-prefeita, Dra. Nadegi Queiroz, também esteve presente no ato simbólico.

Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral destacou a importância da assinatura do documento e afirmou que é uma grande responsabilidade de todos que fazem parte da gestão municipal participarem da construção efetiva de novas estratégias que ajudem a mitigar gargalos distintos, melhorar o que já funciona bem e, sobretudo, melhorar a qualidade de vida da população. Para o gestor, a pauta é essencial e imprescindível para o desenvolvimento urbano sustentável e social de Camaragibe.

“Temos uma responsabilidade grande ao retomar uma pauta importante para o desenvolvimento urbano e social da nossa cidade. Desde a sua emancipação, em 1982, Camaragibe enfrenta grandes desafios e precisou investir em planejamento urbano como ferramenta essencial para garantir qualidade de vida e desenvolvimento equilibrado. Revisar nosso Plano Diretor e a Lei de Ocupação de Uso do Solo é dar um grande passo para um futuro melhor para Camaragibe e esse é o nosso compromisso, ouvir a população e buscar soluções de melhoria de vida de todos, com transparência, técnica e participação popular”, declarou Diego Cabral.

O secretário de Planejamento, Meio Ambiente, e Orçamento Participativo de Camaragibe, Pedro Carvalho, explicou que o Plano Diretor define as estratégias e diretrizes para o desenvolvimento urbano, enquanto que a Lei de Ocupação do Solo regulamenta o uso e a ocupação das áreas, garantindo um crescimento ordenado e sustentável para toda a cidade. Segundo ele, o primeiro Plano Diretor de Camaragibe foi instituído em 2004 com base na Lei nº 230 e ampliado com a construção coletiva do Plano Diretor Participativo, aprovado pela Lei Complementar nº 341/2007, considerada um marco de participação cidadã em Camaragibe.

“O Plano Diretor deve ser revisto a cada 10 anos, um atraso que assumimos com responsabilidade, mas que agora começa a ser corrigido com transparência, rigor técnico e participação social. A retomada dessa agenda se concretizou com o devido processo licitatório e esse novo ciclo de planejamento só é possível graças ao compromisso de gestões que compreendem a importância da continuidade. O prefeito Diego Cabral foi secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Orçamento Participativo, tem visão e vai liderar este processo com responsabilidade técnica e sensibilidade social”, afirmou Pedro Carvalho.

*Plano -* Pedro Carvalho informou, ainda, que toda a exigência legal foi cumprida e que o processo licitatório contratou, por critério de técnica e preço, uma empresa especializada na revisão do Plano Diretor e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, seguindo os ritos legais de publicação em portal oficial, envio de propostas e avaliação criteriosa das propostas. A empresa vencedora iniciará os trabalhos com um plano de ação estruturado, que inclui diagnóstico participativo, oficinas comunitárias e validação do projeto de lei com a sociedade.

Em linhas gerais, a Seplama informou que serão oito meses de consultoria para a realização da medição de diagnósticos e da escuta da população. Após este período, será gerado um Plano de Trabalho que será submetido à análise do Poder Legislativo. A pasta reforçou, também, que mantém o compromisso com um desenvolvimento urbano justo, participativo e sustentável para todas as regiões de Camaragibe, com base legal e estratégica focadas no desenvolvimento de Camaragibe nos próximos 10 anos.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Márcia Conrado apresenta boa prática sustentável de Serra Talhada em fórum internacional
Banco do Nordeste passa a contribuir com boletim Focus do Bacen
OAB-PE leva demandas da advocacia à Procuradoria Geral do Estado
BNB recria Dominguinhos com IA para celebrar os 20 anos do Agroamigo
Em Sirinhaém, ministro Silvio Costa Filho e presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, anunciam R$ 1,5 milhão em pavimentação para população
Marcílio Régio recebe em Goiana Governadora para anúncios de novo Batalhão da PM e fim do rodízio de água no Município
Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e abala comércio entre Brasil e EUA
Juntos pela Segurança: com melhores resultados da série histórica, Pernambuco tem redução de 11% nos crimes violentos e 6% nos roubos no primeiro semestre de 2025
Fé e História: Câmara prestigia os 50 anos do Adventismo no Cabo
Coluna desta quarta-feira

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login