Coluna do blog desta sexta-feira

Canhotinho terá frigorífico da Masterboi

Em reunião ocorrida no Palácio do Campo das Princesas, nesta quinta-feira, foi oficializada a decisão da Masterboi de instalar um frigorífico industrial em Canhotinho, no Agreste Meridional. Participaram do encontro, o governador Paulo Câmara, o proprietário da Masterboi, Nelson Bezerra, o diretor administrativo da empresa, Miguel Zaidan, o conselheiro do Tribunal de Contas Carlos Porto, o deputado Antônio Moraes (amigo pessoal de Bezerra), e representantes da Secretaria da Fazenda, da AD-Diper e de outras pastas estaduais.

Na ocasião, Bezerra ressaltou, mais de uma vez, a importância dos papeis do deputado estadual Álvaro Porto e do prefeito de Canhotinho, Felipe Porto, na decisão da empresa. Reconheceu que, além das características geográficas e da água do município, as condições apresentadas por Felipe e Álvaro foram essenciais para que o empreendimento fosse para Canhotinho.

As observações de Bezerra coincidem com o que vem sendo comentado nos bastidores do projeto da Masterboi. O empenho do deputado e do prefeito teve relevância capital para que o empreendimento seguisse para o Agreste Meridional.  No trabalho de articulação, os dois promoveram reuniões com Bezerra e Zaidan. Comandaram, inclusive, encontros em Canhotinho, se colocando à disposição para que todas os requisitos de ordem burocrática, administrativa e de estrutura fossem atendidos.

A confirmação da ida do empreendimento para Canhotinho é considerada por muitos como a “redenção” da região. Empresa pernambucana com mais de 19 anos de uma história de sucesso, a Masterboi tem frigoríficos nos estados do Pará e do Tocantins. A unidade de Canhotinho será, portanto, a primeira em todo o Nordeste. A empresa tem contribuído de modo decisivo para o desenvolvimento das regiões em que atua. E não deve ser diferente no Agreste Meridional.

Por isso tudo, a decisão, é comemorada de modo especial pelo deputado Álvaro Porto (PTB). Filho de Canhotinho e ex-prefeito da cidade, o parlamentar mobilizou o mandato para assegurar as condições necessárias à instalação do empreendimento.

Candidatura – A presidente estadual da Juventude Democratas, Tatielly Salustiano, será candidata a vereadora do Recife nas eleições de 2020. Ela será uma das novidades do Democratas a uma cadeira na Câmara Municipal e tem sido bastante atuante nas redes sociais.

Críticas – Os vereadores do Recife questionaram o colega Jayme Asfora pelo fato de ele se posicionar contra o aumento dos vereadores. Lembram que ele ganha o teto do funcionalismo público como procurador e por não depender do salário de vereador prefere jogar pra plateia.

Denúncia – O Ministério Público Federal (MPF) denunciou criminalmente, nessa quarta-feira (18), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, por suposto crime de calúnia em sua fala sobre o ministro da Justiça Sérgio Moro. Para o MPF, Santa Cruz teve a intenção de acusar o ministro da Justiça de “formação de quadrilha” ao afirmar que Moro exercia a função de “chefe de quadrilha”. Como medida cautelar, o MPF solicitou o afastamento de Santa Cruz de suas funções no Conselho Federal da OAB. O processo vai tramitar na Justiça Federal de Brasília.

Propaganda – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, para as eleições municipais, uma resolução com seção específica para tratar do “poder de polícia na internet, ações de enfrentamento à desinformação, vedação da contratação ou realização de disparo em massa de propaganda eleitoral em plataformas pagas na internet e reserva do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão às candidatas mulheres”. Os candidatos em 2020 terão que verificar antes se não estão propagando “fake news”. O partido ou a coligação terão o dever de “verificar a fidedignidade da informação”.

Arboviroses – O prefeito Geraldo Julio lança, na manhã desta sexta-feira, o Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2020, na Unidade de Saúde da Família Bernard van Leer, em Brasília Teimosa. Realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, a ação tem como objetivo reduzir o número de casos de arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos, como o Aedes aegypti), entre elas dengue, chikungunya e zika. A principal novidade deste ano é a liberação dos mosquitos estéreis no ambiente, por terra e por drone, para reduzir a reprodução do inseto e, com isso, controlar a população do mosquito transmissor das arboviroses.

RÁPIDAS

Visita – Em meio às especulações de candidatura própria do MDB a prefeito do Recife, o governador Paulo Câmara e o secretário da Casa Civil José Neto fizeram questão de visitar o senador Jarbas Vasconcelos.

Confra – O presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, e o primeiro-secretário Clodoaldo Magalhães, reuniram a imprensa e outros deputados para uma confraternização de final de ano. No cardápio, o cenário político de 2020 no Recife.

Inocente quer saber – Alberto Feitosa vai assumir o posto de líder da oposição na Alepe em 2020?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais