Coluna do blog desta quinta-feira

A importância da usina nuclear em Itacuruba 

Pernambuco está prestes a conquistar um importante empreendimento para beneficiar a inovação tecnológica e também ampliar a sua matriz energética que é a construção de uma usina nuclear na cidade de Itacuruba, no sertão do estado.

O empreendimento, somente em sua construção, terá um investimento na ordem de R$ 30 bilhões, gerando cerca de dez mil empregos. A sua efetiva funcionalidade trará inúmeros benefícios para o nosso estado, tendo em vista que diferentemente do que muita gente pensa, a energia nuclear é uma matriz energética limpa e tem diversas aplicações na vida das pessoas.

Diversos países desenvolvidos como Estados Unidos, Japão e França possuem usinas nucleares, e foram poucos os acidentes que ocorreram, alguns deles não foram sequer relacionados às atividades. E desde o episódio de Chernobil, na antiga União Soviética na década de 80, que a energia nuclear passou por diversas transformações que a tornaram ainda mais segura.

A chegada da usina nuclear em Itacuruba será um divisor de águas na economia do estado e sobretudo na cidade de Itacuruba que tem poucos habitantes. Se porventura Pernambuco não quiser o investimento, os estados da Bahia, Alagoas e Minas Gerais esperam de braços abertos o investimento porque sabem que o custo-benefício do empreendimento será extraordinário para os estados e para as próximas gerações, uma vez que ela movimentará cerca de R$ 1,2 bilhão por ano com margem de lucro de cerca de R$ 700 milhões, pagando royalties ao estado e ao município, bem como sua capacidade de geração será de 6.600 megawatts e uma produção anual bruta de 50,58 milhões de MW. A Chesf, responsável por toda energia do Nordeste, gera 46,40 milhões de MW.

Os deputados estaduais Alberto Feitosa, Antonio Fernando, João Paulo e Wanderson Florêncio estiveram no Centro de Estudos Nucleares do Nordeste da UFPE e puderam comprovar que a energia nuclear será um importante ativo para as próximas gerações, contribuindo efetivamente para trazer avanços não só para o nosso estado como nossa região.

Fundaj – O advogado Wagner Maciel, que assumiu a Diretoria de Formação Profissional e Inovação da Fundaj, em parceria com o presidente Antonio Campos, está articulando uma série de cursos de qualificação para funcionários do órgão e inscritos externos, visando aproximar a ainda mais a entidade da sociedade.

Goleada – Nome escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a Procuradoria Geral da República, Augusto Aras foi aprovado no plenário do Senado, nesta quarta-feira (25), com 68 votos favoráveis, dez contra e uma abstenção, em votação secreta. O número impressiona, pois o Senado tem 81 senadores. Ele precisava de apenas 41 votos. Além da Procuradoria Geral da República, Aras vai presidir também o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a quem cabe julgar administrativamente as denúncias contra os procuradores da Lava Jato.

Indignação – Desembargadores e juízes pernambucanos, em nota oficial, se manifestaram sobre a derrubada dos vetos ao projeto de lei sobre abuso de autoridade. “A Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE) externa sua indignação com o Congresso Nacional, que derrubou 18 vetos do presidente Jair Bolsonaro, principalmente os que afetam o exercício da atividade jurisdicional. A atitude do Congresso Nacional de retaliar o trabalho do Judiciário atinge não só os agentes públicos comprometidos com a Justiça, mas todos os brasileiros que elegeram seus representantes em 2018 com a promessa de renovação política e do fortalecimento do combate à corrupção”, criticam os magistrados, através da associação da categoria.

Constrangimento – Pela primeira vez o deputado Alberto Feitosa externou publicamente o que quase todos os deputados estaduais sentiam e falavam em reserva a respeito do mandato das Juntas. Como todos sabem, só existe formalmente uma deputada que é Jô Cavalcanti, mas as suas assessoras querem agir como se oficialmente fossem deputadas sem efetivamente serem. O presidente Eriberto Medeiros será obrigado a se posicionar sobre o caso, uma vez que vem causando muito constrangimento aos parlamentares.

RÁPIDAS

Trindade – O advogado Tarcísio Miranda está se movimentando para disputar um mandato de vereador na cidade nas eleições de 2020. Ele é neto do ex-prefeito Marcos Pereira Lima e pode ser um dos mais votados do pleito municipal do ano que vem.

Mantido – O presidente Jair Bolsonaro anunciou que manterá o senador Fernando Bezerra Coelho na condição de líder do governo após a operação da PF na semana passada. Bolsonaro sabe que Fernando é uma peça fundamental para a sua governabilidade e perdê-lo neste momento seria muito ruim para a aprovação das reformas.

Inocente quer saber – Bolsonaro acertou ao manter Fernando Bezerra Coelho na liderança do governo no Senado?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais