Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 16 de novembro de 2017 1 comentário

Coluna do blog desta quinta-feira

Mendonça deu a volta por cima e chega fortalecido em 2018

A eleição de 2012 significou o pior momento político de Mendonça Filho, pois havia perdido o seu pai, o ex-deputado José Mendonça em 2011, e disputou a prefeitura do Recife isolado. Muitos chegaram a sacramentar o fim da carreira política do ex-governador devido a votação obtida naquela disputa, que foi menos de 20 mil votos. Na eleição seguinte, precisou se aliar a Eduardo Campos para seguir na vida pública. Candidato a deputado federal pela Frente Popular, Mendonça ficou em penúltimo na coligação, com 88.250 votos, e então passou a ter uma postura mais incisiva contra o governo Dilma, pois já era o líder do DEM na Câmara e acabou mantido ao logo de 2015.

Foi a partir da reeleição e da postura incisiva de opositor a Dilma que Mendonça ganhou destaque nacional, pois foi um dos propulsores do impeachment na Câmara dos Deputados. Com a consumação da queda de Dilma, Mendonça assumiu o MEC no governo Michel Temer. Era a chance que a política dava a ele pra se reconstruir. Ele não se fez de rogado e mesmo sob forte rejeição dos profissionais da educação, foi imprimindo um ritmo de trabalho que pouco a pouco silenciou as críticas.

Executou o novo Ensino Médio, realizou o ENEM de forma mais organizada e retomou os investimentos na educação que colcocaram o setor como uma das vitrines do governo Michel Temer. Hoje, Mendonça é praticamente uma unanimidade no meio político, até adversários reconhecem o quanto ele vem fazendo um trabalho extraordinário a frente do MEC. Com o belo trabalho, Mendonça que deve ficar até abril de 2018 no cargo, se torna um ator imprescindível na equação da eleição do ano que vem.

Mendonça teria hoje condições de ser o candidato do Democratas a presidente da República, pois é provável que Rodrigo Maia, Ronaldo Caiado e ACM Neto disputem as eleições estaduais. Também poderia ser candidato a vice-presidente numa composição realizada por uma coalizão dos partidos de sustentação ao governo Michel Temer. Mas ainda que não seja alçado ao plano nacional, em Pernambuco poderá ser candidato a governador, a senador ou buscar uma reeleição para a Câmara dos Deputados, porém diferentemente de 2014, Mendonça passa a ser um político protagonista da política estadual, o que lhe daria uma reeleição para a Câmara Federal com chances de ser um dos mais votados.

Mendonça é de longe o ministro pernambucano mais vistoso dentre os três que restaram. Mais maduro e com a experiência de ter sido governador de Pernambuco, ele não poderá ter sua força menosprezada na equação da sucessão de Paulo Câmara em 2018.

Intervenção – O procurador geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Cristiano Pimentel, solicitou algumas medidas contra o prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz, em razão de irregularidades nas contratações de servidores. Segundo o procurador, a atual gestão do município contratou centenas de funcionários temporários ao invés de nomear os concursados aprovados, desobedecendo medida cautelar do próprio Tribunal. O ministério público de contas ainda destacou que os atos do prefeito põem em risco o prestígio do Tribunal e, caso não ocorra a nomeação dos concursados, deverá ser decretada a intervenção do Município.

Segurança – O governador Paulo Câmara comanda, nesta quinta-feira, o lançamento do incremento de efetivo da Polícia Militar nas cidades de Garanhuns (Agreste Meridional), Nazaré da Mata (Zona da Mata Norte) e Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Sul). Com a ação, um total de 112 homens e mulheres irão expandir o policiamento ostensivo no combate ao crime nas três regiões. Serão 40 PMs para Garanhuns, 40 para Nazaré da Mata e 32 para Vitória de Santo Antão. O objetivo é prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança entre moradores e visitantes desses municípios.

Paulista – O prefeito de Paulista Junior Matuto decidiu que apoiará Francismar Pontes para deputado estadual e João Campos para deputado federal em 2018. Há quem afirme que Matuto já está avaliando fazer uma permuta com Francismar. Fará dele majoritário em 2018 para sucedê-lo em 2020. Nas eleições de 2022 Matuto seria o candidato de Francismar a deputado estadual. Falta só um detalhe: combinar com o povo.

Piora – Em Arcoverde há uma crítica generalizada da população em relação a gestão da prefeita Madalena Brito (PSB). Se no primeiro mandato ela realizou uma gestão exitosa, tanto que foi reeleita, a gestão iniciada em janeiro deste ano vem recebendo críticas, pois os serviços essenciais não estão sendo realizados com a devida efetividade.

RÁPIDAS

Sem votos – Caso Lula Cabral lance um candidato no Cabo e Anderson Ferreira um em Jaboatão a deputado federal, a situação de Betinho Gomes que já não é boa tende a piorar, pois ele deverá diminuir drasticamente sua votação nas duas cidades. Há quem aposte que ele terá no máximo 60 mil votos no cenário mais realista.

Kaio Maniçoba – Eleito com menos de 30 mil votos, Kaio Maniçoba está na secretaria de Habitação de Pernambuco. Apesar do mandato e do cargo de secretário, ninguém no meio político acredita que ele triplicará a votação para renovar o seu mandato em Brasília.

Inocente quer saber – Além de Marinaldo Rosendo e Betinho Gomes, quem são os ex-deputados federais em atividade?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: anderson ferreira, arcoverde, betinho gomes, blog, coluna edmar lyra, eleições 2018, Floresta, Francismar Pontes, junior matuto, Kaio Maniçoba, lula cabral, Madalena brito, Marinaldo Rosendo, mendonça filho, paulista, paulo câmara, política, Ricardo Ferraz

Comentários

  1. William Pontes diz

    16 de novembro de 2017 em 7:23 am

    Como avalista e integrante de um governo corrupto como Mendonça chegará forte? O povo tem memória.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e Banco do Nordeste iniciam rodada de negócios 2025 para liberação de crédito do Programa Agroamigo
Lula e Eduardo da Fonte comemoram aprovação da PEC 66/2023 ao lado do vice-presidente da Amupe, Pedro Freitas
Ministro Silvio Costa Filho e prefeito Vinícius Labanca assinam ordem de serviço para obras de pavimentação em São Lourenço da Mata
Piores cenários econômicos do Brasil apontam dólar a R$ 6,50, Selic acima de 16% e retração do PIB
Após luta do deputado Eduardo da Fonte, Ministério da Saúde dá um importante passo na modernização dos aparelhos oncológicos do SUS
Neto Melo destaca conquista histórica para Palmares em parceria internacional com a ONU
Gilmar Júnior comemora inclusão de famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica
Sucesso total do 1ª Festival Julho É Nosso no aniversário de 154 anos da cidade de Bom Jardim reflete excelente administração do Prefeito Janjão
Prefeito Evilásio recebe Fernando Dueire em Araripina e destaca atuação do senador como municipalista
Deputado Joel da Harpa apresenta projeto para combater a Síndrome de Burnout em profissionais da saúde

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar