Coluna da Folha deste sábado

Davi Alcolumbre começa a ruir na CCJ do Senado 

Eleito presidente do Senado Federal em fevereiro de 2019 numa disputa atípica, quando ele praticamente ganhou a disputa no grito, Davi Alcolumbre não tinha envergadura para o cargo, mas acabou emplacando num golpe de sorte que a política possibilita de vez em quando.

Após os dois anos à frente do Senado Federal, Alcolumbre apostava na hipótese de ser ministro do presidente Jair Bolsonaro, se assim fosse, continuaria com algumas benesses que possuía na condição de presidente do Senado, a exemplo de um avião da FAB a sua disposição.

Como não foi convidado pelo presidente, decidiu trilhar um caminho de confronto ao Palácio do Planalto, e na condição de presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, emperrou a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal, ao ficar com o processo por longos quatro meses, prejudicando o próprio funcionamento do STF por não ter a composição completa.

Alcolumbre viu o caldo entornar contra ele, primeiro quando houve a prisão de um primo seu por conta de ser suspeito de integrar uma organização responsável por tráfico internacional de drogas, a situação se agravou ontem por uma denúncia de rachadinha, onde o ex-presidente do Senado Federal teria ficado com o cartão de seis assessoras pelo período de cinco anos, inclusive com documentos que comprovam a denúncia proferida por elas, que teria movimentado R$ 2 milhões.

Os últimos acontecimentos deixaram Alcolumbre com sérias dificuldades de permanecer na presidência da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, podendo produzir fatos novos nos próximos dias sobre a apreciação da indicação de André Mendonça para o STF.

Vice – Apesar de ter oficializado sua entrada no PSD na condição de pré-candidato a presidente da República, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, vem ganhando força para ser o vice de Lula em 2022. Além de ser um político conciliador, Pacheco representaria um colégio eleitoral bastante representativo, que é Minas Gerais, e garantiria o PSD formalmente na coligação do ex-presidente.

Bolsonarista – O prefeito de Orobó, Biu Abreu, gravou um vídeo com o presidente Jair Bolsonaro, reforçando os laços do seu grupo político, liderado pelo ex-prefeito Cléber Chaparral, com o governo Bolsonaro para 2022. Biu Abreu além de ser filiado ao futuro União Brasil, tem como líder maior o senador Fernando Bezerra Coelho, que é líder do governo Bolsonaro no Senado.

Disputa – Os prefeitos Miguel Coelho e Raquel Lyra, além de serem adversários no campo da oposição pelo cargo de Paulo Câmara em 2022, tiveram em comum o fato de espalharem outdoors por todo o estado. Miguel e Raquel travam também uma disputa para aumentar o nível de conhecimento perante o eleitorado pernambucano para mostrar quem tem maior competitividade para enfrentar o candidato do PSB.

COP21 – O governador Paulo Câmara viajará na próxima semana para a cidade de Glasgow na Escócia para participar da COP21, conferência que trata sobre as mudanças climáticas no planeta. A vice-governadora Luciana Santos assume o cargo até a volta do governador.

Inocente quer saber – Quando Davi Alcolumbre será substituído da presidência da CCJ do Senado Federal?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais