Coluna da Folha desta terça-feira

Foto: Divulgação

Agreste perde representação legislativa e tem dança das cadeiras em fevereiro 

Segundo maior colégio eleitoral do estado, a região do agreste conseguiu o feito de eleger a governadora Raquel Lyra, feito até então inédito, uma vez que nunca antes da história de Pernambuco um governante oriundo da região se elegeu diretamente para o posto maior do estado. Apesar da vitória da ex-prefeita de Caruaru, haverá a partir de fevereiro uma diminuição significativa da representação da cidade nas duas casas legislativas.

Na Câmara dos Deputados, Wolney Queiroz não estará mais representando Caruaru e região, cuja incumbência ficará nas mãos apenas do deputado federal reeleito Fernando Rodolfo. Já na Alepe, a mudança é ainda mais significativa, apontando para uma perda do protagonismo de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, que perderam nada menos que cinco deputados, Erick Lessa, José Queiroz e Tony Gel por Caruaru, e Alessandra Vieira e Diogo Moraes por Santa Cruz do Capibaribe.

Atualmente, a região conta com nove parlamentares com atuação, são eles: Alvaro Porto, Claudiano Filho, Romário Dias e Waldemar Borges, que se somam aos outros cinco já citados, a partir de fevereiro apenas Alvaro, Claudiano e Waldemar permanecerão na Alepe.

Somam-se a eles: Cléber Chaparral, Dannilo Godoy, Débora Almeida, Izaias Regis e Rodrigo Farias, eleitos em outubro do ano passado. Os quatro primeiros são ex-prefeitos de Orobó, Bom Conselho, São Bento do Una e Garanhuns, respectivamente, enquanto o último vem de uma tradicional família de Surubim.

Além da perda de representação, de dois federais para um, e de nove estaduais para oito, fica latente a perda do protagonismo de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, que tinham representantes em outrora nas casas legislativas e agora ficarão sem lideranças com mandato. A expectativa da região é que a governadora Raquel Lyra possa compensar essa perda de representação parlamentar, em especial em Caruaru, com ações efetivas do governo estadual voltadas para a região.

Repúdio – O advogado Emílio Duarte foi um dos profissionais do Direito que repudiaram as manifestações antidemocráticas que ocorreram no último domingo em Brasília, de acordo com o eleitoralista, nenhum ato de violência, depredação do patrimônio público e desrespeito aos pressupostos constitucionais fiquem sem a devida reprimenda.

Reconstrução – Durante a reunião do presidente Lula com os governadores, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, defendeu a união e a pacificação entre as autoridades constituídas para que possa haver a reconstrução do diálogo no Brasil. Tarcísio é um dos principais líderes do bolsonarismo e comanda o principal estado da federação.

Presente – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se fez presente no encontro para tratar da invasão às sedes dos três poderes em Brasília. A tucana cobrou investigação e punição aos líderes dos movimentos e designou parte do efetivo da Polícia Militar de Pernambuco para ajudar na segurança do Distrito Federal.

Extradição – O senador Renan Calheiros (MDB/AL) defendeu a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro e a investigação de sua participação na realização dos atos antidemocráticos em Brasília.

Inocente quer saber – O ex-presidente Jair Bolsonaro terá seus direitos políticos cassados após as manifestações e os atos de vandalismo em Brasília?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais