Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 10 de agosto de 2020 1 comentário

Coluna da Folha desta segunda-feira

O céu de brigadeiro de Anderson Ferreira em Jaboatão 

Eleito em 2016 enfrentando a máquina do então prefeito Elias Gomes, que apoiava o vice Heraldo Selva e um político com a essência da cidade, Manoel Neco, Anderson Ferreira assumiu a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes com o desafio de imprimir uma gestão de resultados e se consolidar politicamente.

Com três anos e sete meses completos da sua gestão, Anderson Ferreira conseguiu limpar o campo na cidade, trazendo para a sua aliança Neco, Joel da Harpa e Cleiton Collins, além de partidos como Solidariedade de Augusto Coutinho e PSD de André de Paula, configurando-se numa ampla frente política em busca do segundo mandato.

Sem um adversário com densidade política e eleitoral, Anderson Ferreira entra na disputa pela reeleição com amplo favoritismo para vencer a fatura logo no primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro. Em se confirmando os prognósticos de toda a classe política, Anderson sendo reeleito, inexoravelmente estará no jogo de 2022 onde terá papel determinante nas articulações da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas e pela única vaga de senador.

A depender do tamanho político e eleitoral da sua vitória em Jaboatão dos Guararapes, o gestor se projetará para um plano maior, que naturalmente poderá colocá-lo numa consequente tentativa ao governo de Pernambuco ou até mesmo ao Senado Federal.

Correios – O procurador-geral da República, Augusto Aras, prorrogou, até 31 de dezembro de 2020, o funcionamento da força-tarefa que investiga corrupção no fundo de pensão dos Correios. A empresa foi mencionada em vários escândalos nas últimas décadas, começando com a CPI dos Correios, em 2005, que resultou no julgamento do “mensalão”. Apesar da sua importância histórica, o governo Bolsonaro coloca a estatal na lista das que devem ser privatizadas. A qualidade dos seus serviços decaiu muito nos últimos anos.

Fundão – Dos 33 partidos registrados na Justiça Eleitoral, apenas nove legendas encaminharam até agora ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os documentos com os critérios para a distribuição do fundão eleitoral entre os candidatos a prefeito e vereador. Os critérios devem ser aprovados pela maioria absoluta da executiva nacional do partido.

Cerco – A Transparência Internacional, instituição de luta contra a corrupção com atuação ao redor do planeta, vê o atual cerco contra a Lava Jato como “mais forte e mais audacioso do que nunca”. A declaração é do diretor-executivo da entidade no Brasil, Bruno Brandão.

Dificuldades – Apesar de historicamente ser de centro-direita, o caminho adotado pelo Cidadania, de raivosa oposição ao presidente Jair Bolsonaro, deverá dificultar a vida de Daniel Coelho perante o eleitorado bolsonarista no Recife.

Unanimidade – Toda a classe política avalia que é questão de tempo João Campos consolidar-se na ida ao segundo turno. Com a ampla frente política que possui, o socialista deverá figurar nas primeiras posições tão logo comece a campanha propriamente dita.

Inocente quer saber – O Republicanos marchará com a reeleição de Anderson Ferreira em Jaboatão?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: anderson ferreira, Augusto Aras, coluna edmar lyra, daniel coelho, Eleições 2020, Folha de Pernambuco, jaboatão dos guararapes, jair Bolsonaro, joão campos, política

Comentários

  1. Rinaldo diz

    10 de agosto de 2020 em 8:01 am

    Política é um toma lá da cá, impressionante como hoje o Presidente Jair Bolsonaro se agarrou com o corrupto Hipócrita Roberto Jeferson, entre tantos outros que o mesmo dizia serem corruptos , A Lava Jato sempre fez vista grossa para a corrupção do PSDB inclusive não queria melindrar FHC , Sergio Moro se agarrou com o grupo de Bolsonaro e agora fala mal do prato onde comeu e lambeu, agora cospe , os partidos que apoiaram o Governo Lula , muitos agora apoiam o Governo Bolsonaro , as Igrejas Edir Macedo puxam muitos votos , Silas Malafaia se coloca como um puxador de votos do curral evangélico neo pentecostal, vejamos os próximos capítulos ….

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Em Sirinhaém, ministro Silvio Costa Filho e presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, anunciam R$ 1,5 milhão em pavimentação para população
Marcílio Régio recebe em Goiana Governadora para anúncios de novo Batalhão da PM e fim do rodízio de água no Município
Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e abala comércio entre Brasil e EUA
Juntos pela Segurança: com melhores resultados da série histórica, Pernambuco tem redução de 11% nos crimes violentos e 6% nos roubos no primeiro semestre de 2025
Fé e História: Câmara prestigia os 50 anos do Adventismo no Cabo
Coluna desta quarta-feira
Brinca Recife desembarca em espaços públicos para garantir as férias dos pequenos cidadãos
OAB consolida parceria com projeto Adota Pet para ampliar ações em defesa dos animais
Na Compesa, deputados debatem projeto de abastecimento para o Curado 3
Vereadores e servidores públicos de PE terão 20% de desconto na conta de luz com nova parceria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login