Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 2 de maio de 2022 1 comentário

Coluna da Folha desta segunda-feira

Foto: Divulgação

PSB poderá construir hegemonia mais longeva da história em 2022 

Em Pernambuco, desde a redemocratização quando voltamos a ter eleições diretas para governador em 1982, o estado se alternou até 1994 entre governadores que ficaram apenas quatro anos seguidos no cargo, a exemplo de Roberto Magalhães, Miguel Arraes, Joaquim Francisco e Miguel Arraes, havendo, portanto uma grande alternância de poder.

Com o advento da reeleição em 1998, Miguel Arraes tinha chance de conquistar o seu quarto mandato como governador, porém acabou derrotado por Jarbas Vasconcelos, que foi reeleito, em 2006, Eduardo Campos retomou o poder para o PSB, ficou oito anos e elegeu o sucessor, Paulo Câmara que ficou mais oito anos, configurando-se no maior período de um grupo político em regime democrático do estado, mas comparado ao período do regime militar, ainda não representa a hegemonia mais longeva em Pernambuco.

A escrita compete ao regime militar, que durou entre 1964 e 1983, o equivalente a dezenove anos de um mesmo grupo político controlando Pernambuco, naquele período tivemos seis governadores, Paulo Guerra, vice que assumiu com a deposição de Arraes pelos militares, Nilo Coelho, Eraldo Gueiros, Moura Cavalcanti e Marco Maciel, indicados pelo regime e eleitos indiretamente pela Alepe, e José Ramos que assumiu o cargo de governador com a renúncia de Marco Maciel para disputar o Senado em 1982 na primeira eleição direta em Pernambuco.

Nesta eleição, Danilo Cabral, pré-candidato do PSB a governador, tem a missão de levar o seu partido a vinte anos no comando de Pernambuco caso seja eleito em outubro e consequentemente suplantar o período do regime militar que controlou o estado, possibilitando a era mais longeva de um mesmo partido ocupando o Palácio do Campo das Princesas de forma ininterrupta.

Vaquinhas – A partir de 15 de maio, está liberada a arrecadação para as eleições por financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding ou “vaquinha virtual”. É facultada aos pré-candidatos a arrecadação prévia de recursos nessa modalidade, ficando a liberação de recursos por parte das entidades arrecadadoras condicionada ao registro de candidatura, obtenção do CNPJ e da abertura de conta bancária pelo candidato.

Ampliando as bases – O pré-candidato a deputado estadual Tiago Pontes (Republicanos) cumpriu agenda em João Alfredo, neste domingo (1º), para acompanhar a entrega de ações e equipamentos, que ajudou a viabilizar. Por lá, o prefeito Zé Martins oficializou apoio à pré-candidatura de Tiago. Além disso, Pontes esteve no município de Lajedo, onde tem o apoio do prefeito Erivaldo Chagas.

Conciliação – O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, marcou para esta terça (3), audiência de conciliação na ação em que o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), pede a suspensão de decreto de Jair Bolsonaro (PL) que reduz em 25% as alíquotas do IPI produzidos na Zona Franca de Manaus. “A finalidade da audiência é eminentemente consensual”, afirmou o ministro.

Pé quente – Com apenas dois anos no cargo de prefeito do Recife, o alvirrubro João Campos já comemorou dois títulos pernambucanos do Náutico. Também alvirrubro, o ex-governador Eduardo Campos ficou sete anos e três meses no cargo entre 2007 e 2014 e o Náutico não conquistou nenhum título.

Inocente quer saber – Quem levou mais pessoas às ruas ontem, Lula ou Jair Bolsonaro?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: coluna edmar lyra, danilo cabral, eduardo campos, Eleições 2022, Folha de Pernambuco, jair Bolsonaro, joão campos, lula, política

Comentários

  1. sklep diz

    21 de março de 2024 em 21:35 pm

    Wow, superb weblog structure! How lengthy have you ever been blogging for?
    you make running a blog look easy. The entire look of your site is fantastic,
    let alone the content! You can see similar here ecommerce

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Deputado Joãozinho Tenório acompanha ação do Programa Cuida PE Mulher em Bezerros
Câmara dos Deputados reconhece obra de Lia de Itamaracá como Manifestação da Cultura Brasileira
Coluna desta sexta-feira
Prefeita Elcione comemora geração de 800 empregos, resultantes do novo Plano Diretor
Anderson Ferreira cumpre agendas no Agreste junto a lideranças da direita
Amupe reúne prefeitos para discutir pautas municipalistas
Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade
Mano Medeiros planeja ações na vice-presidência de Resíduos Sólidos da Federação Nacional dos Prefeitos
“IA não pode ser ferramenta de manipulação para bilionários”, diz Lula
Paquinha e Raquel Lyra inauguram Cozinha Comunitária em Pirauá, distrito de Macaparana

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login