Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 27 de abril de 2020 1 comentário

Coluna da Folha desta segunda-feira

PSL torna-se a grande “noiva” das eleições no Recife 

Com 52 deputados federais, o PSL possui a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados e consequentemente o segundo maior tempo de televisão no guia eleitoral. Ex-partido do presidente Jair Bolsonaro, o PSL se afastou do presidente por conta do rompimento com o deputado federal Luciano Bivar, que é presidente nacional da sigla. Portanto, o PSL está cada vez mais distante do bolsonarismo.

Sem um nome natural para disputar a prefeitura do Recife, o partido de Luciano Bivar torna-se a grande noiva da disputa municipal, e pelo menos três pré-candidatos trabalham o apoio do partido, que pode ter um efeito importante na composição do guia eleitoral, já que tem o segundo maior tempo.

Se ficar com o deputado federal João Campos, fará com que o postulante socialista fique com mais da metade do tempo de televisão nas eleições deste ano, porém o que se comenta é que essa composição está distante devido a um salto alto do PSB que não abriu o diálogo consistente com Bivar.

Outros dois pré-candidatos também podem receber o apoio do PSL, o primeiro é Daniel Coelho, do Cidadania, que é amigo dos filhos de Luciano Bivar e a relação pessoal poderá beneficiar Daniel, repetindo a dobradinha que aconteceu em 2016. O segundo é Mendonça Filho, que estaria em avançadas negociações com PTB e PSDB para apoiá-lo, tendo uma frente de quase 70 deputados para a composição do guia eleitoral, e atraindo o PSL tornaria-se o segundo maior tempo de televisão da disputa, a eventual ida de Bivar para Mendonça passa por uma costura de Rodrigo Maia, devido à boa relação que o presidente nacional do PSL possui com o presidente da Câmara dos Deputados, correligionário de Mendonça.

A definição do caminho do PSL na disputa, considerando que teremos uma eleição de tiro curto e com sequelas imensuráveis por conta da Covid-19, poderá ter papel determinante para o desenho do processo eleitoral, podendo consolidar o favoritismo de João Campos ou dar fôlego a Mendonça ou Daniel, que hoje estariam com um nível de competitividade menor.

Agradecido – O apoio dado pela Prefeitura de Jaboatão à Caixa para minimizar as aglomerações nas agências vem sendo reconhecido pelo superintendente Paulo Nery. Nas entrevistas ele faz questão de agradecer e cita nominalmente o prefeito Anderson Ferreira. As pessoas que ficam nas filas recebem máscaras e orientações dos servidores municipais.

Preferência – Em Santo Amaro, um dos principais bairros do Recife em número de eleitores, o vereador Alcides Teixeira Neto vem adquirindo um grande protagonismo político em relação a Marcos di Bria e Luiz Eustáquio, que estariam desgastados perante a população.

De saída – Diversos deputados federais dão como certa a saída de Paulo Guedes do ministério da Economia. A avaliação é que o plano de austeridade proposto por Guedes subiu no telhado após a crise da Covid-19, e o nome do ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho ganha força para o posto.

Inocente quer saber – O PT nacional iniciou diálogo com partidos de centro para apoiar Marília Arraes no Recife?

Compartilhar
Compartilhar
Twittar
WhatsApp

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: anderson ferreira, blog, coluna edmar lyra, daniel coelho, Eleições 2020, Folha de Pernambuco, jair Bolsonaro, joão campos, luciano bivar, marília arraes, mendonça filho, Paulo Guedes, política, Rogério Marinho

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Comentários

  1. Júnior di Bria diz

    27 de abril de 2020 em 13:41 pm

    Prezado Edmar, 

    Com relação à sua nota que diz que nosso mandato está desgastado junto à população de Santo Amaro, é preciso destacar a falta de embasamento e de uma afirmação como essa, sem qualquer suporte de pesquisas. Apenas baseada na má-intenção de alguém que busca se favorecer disso. Alguém que ignora o momento de pandemia que estamos passando para fazer o pior tipo de política. Alguém que coloca a eleição na frente da vida das pessoas. 

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2023 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade